DAIANA CARVALHO / PMMF
Ofertada gratuitamente pelo Governo Municipal, capacitação empreendedora para pequenos negócios visa impactar microempreendedores e impulsionar a economia regional.
Iniciou nesta terça-feira, dia 9, as atividades do Programa Salto Aceleradora ofertado gratuitamente pelo Governo Municipal fumacense por meio de parceria firmada com o Sebrae Santa Catarina e a comunidade voltada ao desenvolvimento colaborativo e coletivo de negócios, Impact Hub Floripa.
Com mais de 20 inscritos confirmados, a formação tem como objetivo alavancar pequenos negócios por meio de mentoria coletiva e individualizada sobre como gerir e expandir os empreendimentos. “Morro da Fumaça tem muito potencial para crescer e em diferentes áreas. Essa iniciativa é mais uma das ações pensadas pelo Governo Municipal para estimular o desenvolvimento do município. Acreditamos que a capacitação é uma das ferramentas para que esse aspecto seja potencializado”, disse o vice-prefeito, Eduardo Sartor Guollo ao dar as boas-vindas aos participantes da aula inaugural, realizada no Centro Pastoral da Paróquia São Roque.
Conforme o cronograma de atividades apresentado no encontro, a partir de agora os beneficiados iniciam um calendário de 12 encontros, através dos quais será trabalhado diversos conteúdos que permeiam a jornada do empreendedor com o objetivo de alavancar o negócio. “A gente vai tratar de inovação, mercado, marketing, finanças, mentorias, vai compartilhar dicas, e colocar a mão na massa. Então aqui vai ter teoria e muita prática”, detalha a consultora de inovação e negócios, Nicole Borges Alves.
Elizangela Ione Medeiros, que atualmente trabalha de recepcionista, é uma das alunas e aproveitou a oportunidade para aprender mais sobre negócios pensando na estruturação da loja que almeja abrir. “A minha expectativa é obter mais conhecimento. Com a ajuda deles para me ensinar realmente, a gente vai saber como começar e permanecer com o negócio no mercado”.
De acordo com dados da Impact Hub, somente em 2023, o programa impactou 900 empreendimentos, dos quais 72% tiveram alterações positivas no faturamento. O aumento médio de faturamento foi de R$ 890,00 e, ao total, os participantes conquistaram 7.666 novos clientes e geraram 67 novos empregos. “Essa parceria vai trazer diversas contribuições aos empreendedores. O município tem um expressivo número de Microempreendedores Individuais (MEIs) com potencial de crescimento, entretanto essa transformação pode se tornar mais ágil e sólida se amparada por profissionais especializados”, explica o prefeito, Agenor Coral.
A parceria entre a Administração Municipal e o Sebrae, em Morro da Fumaça, existe desde 2021. Em junho de 2023, a municipalidade optou por renovar o contrato e ampliou o número de serviços. Ao todo, foram selecionados cinco projetos que visam o desenvolvimento da cidade como um todo, envolvendo moradores e a gestão pública. Dentre os selecionados na renovação estão os projetos: Aceleradora de MEI, Levantamento de Oportunidades, Gestão Estratégica, Jornada da Governança Inteligente e Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP).
“Nosso objetivo é impulsionar o desenvolvimento do município, com base nisso estamos atuando em diversas linhas de trabalho, todas tendo como foco o empreendedor. Podemos destacar as ações de qualificação de mão de obra, o posicionamento estratégico das duas áreas industriais às margens da Rodovia Genésio Mazon, o tempo médio para a abertura de uma empresa, que passou de 6 dias para 24 horas – é uma transformação gradual; Analisando os números, em 2020 tínhamos 1.700 CNPJS ativos, atualmente estamos com 2.385, ou seja, tivemos um aumento de 40% no número de empresas instaladas na cidade”, salienta o vice-prefeito.
Podem participar do programa de formação Microempreendedores Individuais (MEIs) e Microempresas (ME). Interessados em participar que ainda não fizeram a inscrição podem ingressar de forma online pelo link bit.ly/SaltoMorrodaFumaça2024 até o dia 16 de abril.