Gabriela Recco
Quem visita hoje o Cemitério Nossa Senhora do Carmo, de Linha Torrens, tem um sentimento de paz, lugar onde se sente bem. Essa mudança aconteceu quando os moradores se reuniram e decidiram criar uma associação. Desde então, a comunidade vem realizando melhorias no local e se prepara para mais uma data importante no próximo sábado (2), Dia de Finados. Haverá missa no sábado (2), às 8h, pela primeira vez no cemitério.
“Estes avanços foram possíveis graças a coragem ao formar esta associação espontânea. Para fazer acontecer a gente convoca pessoas, e elas abraçam junto com a entidade. Estamos preparando tudo para receber familiares de entes queridos sepultados na comunidade no fim de semana”, destaca a secretária da associação e voluntária, Nessi Magagnin Recco.
Recentemente, os voluntários se reuniram para iniciar a jardinagem do local, que já recebeu iluminação, água, tomada de luz, ruas concretadas e pintadas, numeração nas capelas, confecção da cruz. Hoje são aproximadamente 300 famílias associadas, das comunidades Linha Torrens e Mina Visconde.
“Contamos com a parceria da prefeitura e da Cermoful. Nos últimos anos também recebemos emenda impositiva da Câmara de Vereadores e conseguimos realizar benfeitorias na parte da frente com a construção do novo muro com grandes, portões e a entrada com paver, além da pintura das ruas”, acrescenta o presidente da associação, Jorge Braz Cizeski.
Para a manutenção da Associação do Cemitério Nossa Senhora do Carmo, os sócios pagam uma taxa anual de R$ 50,00. Quem tiver interessado em se associar pode procurar o presidente, Jorge Braz Cizeski. “Os filhos solteiros são dependentes dos pais, mas assim que se casarem, após dois anos, são considerados novos sócios. Para quem deseja construir capelas ou reformar não é cobrado nada, apenas é necessário estar em dia como sócio”, finaliza a voluntária.