DAIANA CARVALHO / PMMF
Projeto beneficia, aproximadamente, 140 idosas do município.
Com muita saudade e entusiasmo, aproximadamente, 140 mulheres retornaram ao Centro de Convivência da Terceira Idade, nesta semana, para participar da programação organizada pela Assistência Social de Morro da Fumaça, que marca a retomada das atividades dos grupos de Terceira Idade do município.
“Foi uma semana muito bacana, todas elas estavam ansiosas por essa oportunidade, na expectativa do retorno das atividades. A maioria passa muito tempo sozinha, porque não tem mais uma vida laboral ativa, esses encontros significam muito para elas”, comenta a coordenadora da Assistência Social, Saionara Freitas Dias.
Durante os encontros semanais, as participantes realizam dinâmicas em grupo, participam de brincadeiras e confraternizações. Os bailes, em cidades vizinhas, estão entre as atividades preferidas e mais aguardadas por elas, compartilha a presidente do grupo As Poderosas, Rejane Bortolotto Daniel. “É algo muito importante a gente participa de várias coisas, pode rever as amigas, conversar, inclusive tem hidromassagem, palestra sobre saúde, confraternização, é tudo muito bom. Sentimos que somos jovens ainda, que estamos na ativa”.
A exemplo do que será praticado no restante do ano, os encontros aconteceram respeitando o cronograma elaborado pela coordenação do projeto, de acordo com os dias estabelecidos para cada região da cidade. “Temos um número expressivo de integrantes, então organizamos em grupos para facilitar o transporte e preservar os vínculos de amizade. Além de facilitar a interação entre elas, buscamos propor práticas que contribuam com o desenvolvimento e preservação da coordenação motora, a memória e a qualidade de vida”, esclarece Saionara.
As atividades ofertadas no Centro de Convivência da Terceira Idade contam com a supervisão de um orientador físico e um orientador social. Além dos exercícios físicos propostos durante as atividades em grupos, boa parte das beneficiadas também realizam sessões de hidroginástica na piscina instalada no local.
“A hidroginástica é um recurso valioso, ela não possui contraindicação e por não oferecer impacto auxilia diversas pessoas. Os benefícios são inúmeros, essa piscina é uma conquista para toda a população”, destaca a educadora física, Marli Martins, responsável pelo acompanhamento da hidroginástica. Para participar do grupo da Terceira Idade a interessada deve ter mais de 60 anos de idade e precisa se inscrever junto a coordenação do projeto ou através do número (48) 3434 4804, via telefone ou WhatsApp.