Especial

Arte e Cultura: deficiência não é uma barreira para a expressão criativa

Arte e Cultura: deficiência não é uma barreira para a expressão criativa

Gabriela Recco

A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 2023, segue até esta segunda-feira (28). Com o tema “Conectar e somar para construir inclusão”, o Especial deste domingo destaca a importância dos movimentos corporais e as habilidades artísticas.

Por meio da arte desenvolve-se a percepção, a criatividade e a inclusão. E o Caesp Bem Me Quer/Apae de Morro da Fumaça é referência no Estado e até em outras regiões do Brasil, quando se trata da arte e cultura.

Num dos festivais de artes mais importantes da região sul de Santa Catarina, o Festival Regional Nossa Arte, em Criciúma/SC, os educandos tem a oportunidade de expressar suas emoções, imaginação, criatividade e expressão corporal. “Tudo através do teatro, da música, da dança e das artes visuais, agregando uma visão ampla sobre cultura e melhorando a autoestima, devido suas próprias superações”, destaca a professora Fabiana Casagrande.

“Nas aulas de Artes, os educandos têm a oportunidade de se expressarem e muitas vezes transmitir o que não é encontrado em palavras”, pontua a professora.

Dança

A dança é outro grande destaque do Caesp Bem Me Quer/Apae, onde um grupo de educandos participa do projeto de “Dança”, sob a responsabilidade das professoras Cristiane Demboski Fragnani e Franciele da Rosa Lidorio.

“A importância de estar inserindo os educandos com deficiência nas aulas de dança, significa que além de promover o desenvolvimento humano com mais alegria, segurança e autonomia, também são proporcionadas incríveis experiências sociais, através das apresentações nos festivais em diversas cidades catarinenses, bem como em outros estados brasileiros,” pontua a professora Franciele.

Para as professoras, a inclusão dos educandos em diversos ambientes sociais, resulta na evolução de seus comportamentos, com o outro e junto ao outro, no desenvolvimento corporal, visual, auditivo, cognitivo e emocional, assim ressignificando suas vidas por meio da dança.

Topo