Geral

Apae realiza encontro de casais para pais de educandos

Apae realiza encontro de casais para pais de educandos
Gabriela Recco

Com o intuito de proporcionar um momento de fortalecimento de vínculos, o Caesp Bem Me Quer/Apae de Morro da Fumaça realizou o 3º Encontro de Casais para pais e responsáveis dos educandos. O evento aconteceu na noite de ontem (21), na Vila Maccari. “Nosso objetivo é proporcionar um momento para esses pais, trabalhando os alicerces para um bom relacionamento. Entendemos que quando temos uma pessoa com deficiência em casa a dependência é maior. E por algumas vezes o casal acaba se isolando e esquecendo de vivenciar marido e mulher, ficando apenas no compromisso de pai e mãe”, destaca a Assistente Social, Luciana Pagnan Maragno.

O encontro contou a participação da Psicopedagoga/Neuropsicopedagoga, Valdete Guollo, que através de dinâmicas oportunizou aos casais uma reflexão sobre o casamento. “Ela falou sobre como as atitudes conflituosas podem ser resolvidas se o casal tiver diálogo, paciência, amor e respeito e que juntos conseguem enfrentar qualquer barreira”, enfatiza a Psicóloga da Apae, Karina Fernandes.

“Foi tudo maravilhoso. Um respiro no meio da semana, regada a ótimas companhias, boas conversas e um jantar delicioso. Obrigada a todos os envolvidos nessa noite de amor e carinho não só pelos alunos, mas também por nós, papais e mamães. Estava tudo lindo”, pontua o casal, Eligenia e Everton.

A presidente da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais/Apae, Marilza de Rochi e a diretora do Caesp, Danubia Sartor Recco participaram da iniciativa.

Motivo dos encontros

Luciana explica que esses encontros iniciaram quando, ao final de um trabalho de pós-graduação em Terapia Familiar Sistêmica, chegou ao resultado de um questionário sobre o tempo do casal. “Apliquei um questionário com as famílias do Programa Estimulação Precoce para saber qual o tempo que o casal tirava para eles, e me surpreendeu ao ver que mais de 80% deles não tinha um tempo só para os dois”, finaliza.

Topo