Gabriela Recco
A Apae de Morro da Fumaça celebrou 40 anos de fundação na tarde deste sábado (24) com um evento no ginásio da escola que marcou também, a Festa da Família. A comemoração faz parte da programação da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, promovida pela Federação Nacional das APAE’s, com o tema: Nossa história, quem somos e o que fazemos!
A comemoração de hoje contou com parabéns a você e o corte do bolo, exposição de trabalhos dos educandos e apresentação de uma música feita pelo musicoterapeuta Felipe Speck Mazzucco, juntamente com seus pacientes. “É muito gratificante comemorar este momento, afinal são muitos anos de história. Me sinto orgulhosa em fazer parte deste momento. Acompanhamos os trabalhos desenvolvidos pelos educandos e é lindo ver o crescimento deles”, destaca a vice-presidente da APAE, Juçara Maria Maccari Cechinel.
“É uma grande história, já foram feitas tantas coisas e ainda há tanto por fazer para as pessoas com deficiência. Estou feliz em celebrar esses 40 anos”, pontua a diretora, Danúbia Sartor Recco.
Os educandos também celebraram a data. “Estou muito feliz, gosto da Apae. Eu aprendi a fazer tapete e até vendo”, disse um dos alunos, Edson Alano.
A mãe de Edson, a senhora Marta Machado Alano, moradora do bairro Naspolini, conta que a Apae tem um papel fundamental na vida da família. “O Edson nasceu saudável, mas com três meses de vida teve paralisia infantil que atingiu todo o lado esquerdo do corpo. A Apae foi muito importante para o meu filho. Quando ele era pequeno levava em Tubarão, e eu tinha que ficar lá o dia todo. Era muito sacrificante. Quando abriu a Apae aqui nós ficamos muito contentes. Hoje a Apae é tudo para ele”, revela ela sobre o filho mais velho.
O trabalho da instituição
A Apae de Morro da Fumaça mantém o Caesp Bem Me Quer, que hoje atende 130 educandos, a partir dos primeiros meses de vida até a terceira idade. Além da educação, são ofertados atendimentos na área da saúde e assistência social, que são compostas por psiquiatra, neurologista, psicóloga, fisioterapeutas, fonoaudiólogo, musicoterapeuta, nutricionista e assistente social, que desempenham um papel fundamental na busca da qualidade de vida e garantia dos direitos para os nossos pacientes.
A história
A APAE de Morro da Fumaça foi fundada em 16 de outubro de 1984, por iniciativa de um grupo de senhoras do município, que tinham como líderes Zenália Maria Salviato Naspolini e Angela Maria Lango Pizzolatti, que se tornou a primeira presidente da instituição. Posteriormente, sucederam a esse cargo: Acy Nunes Naspolini, Nelza Bortolatto Naspolini, Zoraide Maria Salviato de Costa e atualmente, é exercido por Marilza Fátima de Roch Maccari.