Geral

Alunos de Morro da Fumaça visitam o Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres em Florianópolis

Alunos de Morro da Fumaça visitam o Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres em Florianópolis
DAIANA CARVALHO / PMMF

Visita faz parte do calendário de atividades do Programa Defesa Civil na Escola, que visa promover a conscientização e a educação sobre prevenção e gestão de desastres entre os jovens.

Alunos dos 8° anos das escolas municipais de Morro da Fumaça tiveram a oportunidade de visitar o Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cigerd), em Florianópolis. A atividade faz parte do plano de ações do Núcleo Escolar de Proteção e Defesa Civil (Nepdec) e do Programa Defesa Civil na Escola, que busca promover a conscientização e a educação sobre prevenção e gestão de desastres entre os jovens.

Recepcionados pela equipe da Defesa Civil de Santa Catarina, os estudantes conheceram as instalações do Cigerd e aprenderam sobre a importância da gestão de riscos, além das estratégias adotadas pelo Estado para garantir a segurança da população em situações adversas. “A visita incluiu atividades interativas que abordaram temas como prevenção, resposta a emergências e a relevância da colaboração comunitária. É algo muito válido, que acontece anualmente, sempre com o objetivo de contribuir para a formação de adultos mais resilientes e participativos”, ressalta o coordenador da Defesa Civil municipal, Natan Felipe Souza.

A interação com os profissionais da Defesa Civil permitiu um diálogo aberto sobre as realidades enfrentadas pela comunidade em casos de desastres naturais. “A atividade é uma oportunidade valiosa, os alunos podem ver na prática como funciona o trabalho da Defesa Civil e entender a relevância das ações preventivas”, destaca o coordenador do Nepdec de Morro da Fumaça, Rodrigo Borges Francisco, um dos educadores que acompanhou o grupo.

O programa Defesa Civil na Escola, em Morro da Fumaça, é um case de sucesso para Santa Catarina e serve como referência para outros municípios. “A comunidade escolar acolheu muito bem a ideia e os resultados que estamos alcançando são muito satisfatórios, inclusive outras cidades vem nos visitar para entender a dinâmica e implantar em suas unidades de ensino”, comemora a secretária de Educação, Greicy Zaccaron.

Uma iniciativa da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina em parceria com a Secretaria de Estado da Educação e Secretaria Municipal de Educação, o projeto está implantado, em Morro da Fumaça, desde 2021 e já capacitou aproximadamente 500 estudantes. Em 2023, capacitou 250 estudantes das turmas dos 7º anos do Colégio Interação e das Escolas de Educação Básica Municipal: Maurina de Souza Patrício, Olívio Recco, Pietro Maccari e Vicente Guollo. A viagem de estudos ocorreu na última quarta-feira, 16.

Topo