Assessoria de Imprensa
Aproximadamente 1,2 mil estudantes compareçam à sede da associação empresarial para a realização da prova.
A sede da Associação Empresarial de Criciúma (Acic) esteve repleta de estudantes e representantes das escolas da região para a segunda e última etapa do Prêmio Acic de Matemática. Participaram da premiação alunos do quinto ao nono ano de 141 escolas municipais e estaduais de 12 municípios: Balneário Rincão, Cocal do Sul, Criciúma, Forquilhinha, Içara, Morro da Fumaça, Maracajá, Nova Veneza, Orleans, Siderópolis, Treviso e Urussanga.
As provas foram aplicadas pela manhã para os estudantes dos sétimo, oitavo e nono anos, enquanto os alunos do quinto e do sexto ano realizaram a avaliação no período da tarde. Com seis questões discursivas, o conteúdo das provas é alinhado às competências definidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a área de Matemática.
Cada questão continha três itens (a, b e c), e cada série recebeu uma prova específica, de acordo com os conteúdos previstos pela BNCC. “É uma prova de estilo olímpico, com questões não convencionais, que exigem um raciocínio diferenciado e bastante criatividade”, destaca a professora de Matemática Carmem Suzane Comitre Gimenez, uma das responsáveis pela elaboração da prova.
A professora de Matemática Juliana Duarte, também integrante da equipe técnica que elaborou as provas, aponta os critérios de correção que serão adotados. “Nesta etapa, os estudantes precisaram detalhar a resolução dos problemas, e consideramos todo o raciocínio desenvolvido por eles. Não avaliamos apenas o resultado final, mas todo o processo de pensamento que o aluno utilizou para resolver a questão. Cada raciocínio correto recebe uma pontuação”, explica.
Premiação incentiva os alunos
A secretária de Educação de Morro da Fumaça, Greicy Salvador Zaccaron, acompanhou os 60 alunos classificados. “É com muita satisfação que estamos aqui hoje com nossos estudantes. O prêmio incentiva o estudo da Matemática, proporcionando um momento em que eles podem demonstrar suas competências na disciplina e se preparar para os desafios do mundo por meio de uma competição saudável. Sem dúvida, é uma grande oportunidade”, entende.
Sucesso na aplicação das provas
“As provas ocorreram de forma muito tranquila, conforme o previsto pela organização. Contamos com a participação dos pais, da Coordenadoria Regional de Educação, representantes das secretarias de Educação, professores e diretores, que acompanharam os estudantes. Essa presença é de extrema e fundamental importância”, avalia a professora Marlene Pires, coordenadora do Prêmio Acic de Matemática.
“Durante todo o sábado, contamos também com a presença de um profissional de saúde para auxiliar os estudantes, caso fosse necessário, garantindo assim o bem-estar de todos. Agradecemos imensamente a participação de todos os estudantes nesta última etapa do concurso”, conclui a coordenadora.
“Estamos muito felizes com o dia de hoje, com a participação dos estudantes, pais e da escola. O Prêmio Acic de Matemática é um dos principais projetos da entidade, que, nos últimos anos, tem realizado diversas ações voltadas para a área da educação. Um dos principais focos da atual gestão é a educação, com inúmeros esforços para aprimorar a qualidade do ensino na região. Temos a certeza de que o concurso tem contribuído de maneira significativa para o desenvolvimento educacional da nossa cidade e região”, salienta o presidente da Acic, Valcir José Zanette.
Divulgação dos finalistas e premiação
A divulgação dos finalistas do Prêmio Acic de Matemática está programada para 31 de outubro. Os vencedores da premiação receberão medalhas de ouro, prata e bronze e mais certificados. As escolas e professores também receberão certificados de Honra ao Mérito. O evento de premiação está previsto para 19 de novembro, na Acic.