Educação

Alunos do Centro Educacional Davi aprendem sobre o uso consciente de energia elétrica

Alunos do Centro Educacional Davi aprendem sobre o uso consciente de energia elétrica
KENIA PACHECO / CERMOFUL

Os alunos do Centro Educacional Davi, de Morro da Fumaça, tiveram a oportunidade de participar de uma atividade educativa ao visitarem a sede da Cermoful Energia. O objetivo principal da visita foi proporcionar às crianças um dia diferente de aprendizado, onde elas puderam conhecer de perto o funcionamento da energia elétrica e, principalmente, aprender dicas valiosas de como economizar.

A visita faz parte do programa “Oficina de Finanças”, que é trabalhado em sala de aula com as turmas da escola. De acordo com a coordenadora Maria Helena Alexandre Raicicki, o programa visa ensinar os alunos sobre a importância da economia e da reutilização de recursos, além de noções básicas de educação financeira. “Eles voltaram bem felizes e contentes. Nossa proposta está vinculada a esse programa, onde eles aprendem a economizar, reutilizar e administrar o dinheiro. Está tudo voltado para a educação financeira”, destacou a coordenadora.

Durante a visita à Cermoful, os alunos participaram de uma palestra conduzida por Wagner Milak, que explicou de forma didática e acessível sobre o caminho da energia elétrica desde a sua geração até chegar às residências. A apresentação, adaptada ao público infantil, abordou o funcionamento de usinas hidrelétricas, parques eólicos, além de transmitir importantes lições sobre o uso consciente de energia, como evitar o desperdício no dia a dia, não demorando muito no chuveiro ou mantendo as luzes apagadas quando não estão sendo utilizadas.

A professora Michele, responsável pela turma do 1° ano, chamada “Turma Brincante”, destacou que a visita à Cermoful foi uma experiência educativa significativa, que complementou o projeto desenvolvido em sala de aula. “Estamos trabalhando o tema ‘Nós Pagamos Pelo Uso da Eletricidade?’ com atividades práticas e dinâmicas. As crianças já haviam feito um passeio de estudos dentro da escola e em uma casa vizinha para conhecer um medidor de energia, mas a visita à Cermoful trouxe ainda mais conhecimento e esclareceu muitas dúvidas”, comentou a professora.

Topo