Gabriela Recco
Dezenas de fiéis participaram da tradicional Via Sacra na Paróquia São Roque, realizada nesta Sexta-feira Santa (18). A celebração, que rememora os passos de Jesus Cristo rumo ao Calvário, reuniu pessoas de todas as idades em uma caminhada comovente que percorreu parte da Avenida Inocente Pagnan em direção a Igreja Matriz São Roque. Momentos de orações, cantos e de silêncio.
A Sexta-feira Santa é uma das datas mais importantes para os católicos, por marcar a Paixão e Morte de Jesus na cruz, um dos pilares da fé cristã. É um dia de luto, mas também de esperança, que prepara os corações para a celebração da Ressurreição no domingo de Páscoa.
As 14 estações, representando os momentos da condenação até a crucificação e sepultamento de Jesus, foram encenadas por membros da comunidade paroquial, que deram vida às cenas com simplicidade e devoção. A procissão também é um símbolo de união, reunindo crianças, jovens, idosos, e famílias inteiras em um clima de profunda fé e reflexão.
Uma jornada de fé e salvação
A condução dos trabalhos foi do Padre Sidnei Vitali, que também presidiu a Celebração da Paixão de Cristo. “A importância deste tempo que estamos vivendo, o tríduo Pascal, onde recordamos o mistério da nossa fé, é que nós cremos no Deus vivo e verdadeiro que se encarnou em Jesus Cristo. A nossa fé é no Cristo crucificado e ressuscitado”, destaca.
“É uma emoção bem profunda, mas não passa nem perto do que Jesus sofreu naquele tempo”, destaca Simoni Bortolatto, que representou Maria na encenação da Via Sacra.
“Percebemos o sofrimento de uma mãe que perde um filho, injustiçado, maltratado, é doloroso demais”, conta Valdirene Ferraz Moraes, que representou uma mulher que chora ao ver a cena de sofrimento de Jesus durante as estações da Via Sacra.
PROGRAMAÇÃO
No sábado (19) acontece a Santa Missa com Benção do Fogo às 19h na Igreja Matriz e no mesmo horário na Capela Santa Luzia, no Bairro Jussara. No domingo (20) de Páscoa, haverá Santa Missa às 8h na Igreja Matriz e no Bairro Naspolini, às 9h no Bairro Graziela, às 9h30min em Linha Frasson e Linha Torrens, e às 19h no Bairro Esplanada.
