Gabriela Recco
Moradores do Bairro Bortolatto, em Morro da Fumaça, celebraram nesta terça-feira (11) uma missa em homenagem a Nossa Senhora de Lourdes, com uma procissão que marcou o início das comemorações. A procissão partiu da residência da moradora Osvalda Frasson, que recebeu a bênção do Padre Sidnei Vitali, e seguiu até a casa de Rose Brina, onde ocorreu a celebração religiosa.
“Eu e minha família somos profundamente gratos a Nossa Senhora de Lourdes pela graça alcançada. Este momento é de muita emoção e gratidão pela minha saúde. Fui curada pela segunda vez do câncer”, compartilhou Osvalda, emocionada.
Desde 2009, os moradores do bairro se organizam para celebrar Nossa Senhora de Lourdes, escolhida para representar a comunidade católica local. A imagem da Santa, conhecida como protetora dos enfermos, é homenageada anualmente no dia 11 de fevereiro, com a tradicional missa.
A celebração também foi marcada por testemunhos de fé e cura. Audiete Sartor, que estava em tratamento contra o câncer de mama em fevereiro de 2022, relatou a graça alcançada durante a missa. “No hospital, enquanto as enfermeiras tentavam colocar um cateter em meu braço sem sucesso, eu me virei para o lado e me lembrei que era dia de Nossa Senhora de Lourdes. Então, pedi: ‘Mãe de Jesus, interceda por mim neste momento, eu preciso fazer a quimioterapia para a minha saúde’. Após duas horas, as enfermeiras conseguiram realizar o procedimento. Tenho certeza de que foi Nossa Senhora de Lourdes quem intercedeu por mim”, contou Audiete, emocionada, durante a celebração.
