Geral

Governo fumacense estabelece primeiras ações internas e externas para o Samae

Governo fumacense estabelece primeiras ações internas e externas para o Samae
DAIANA CARVALHO / PMMF

Prioridades foram elencadas a partir de visitas realizadas nas unidades de trabalho do Serviço de Água e Esgoto.

O prefeito de Morro da Fumaça, Eduardo Sartor Guollo, nesta semana, desempenhou um cronograma de visitas em todas as unidades de captação e tratamento de água do município para estabelecer o plano de ações que deve ser colocado em prática, em 2025, por meio do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae).

Com base nas visitas, o gestor determinou a imediata revitalização dos imóveis em que estão instaladas as Estações de Tratamento de Água (ETA) do Rio Vargedo e do Distrito de Estação. “A municipalização do serviço de água e esgoto em Morro da Fumaça transformou a realidade da nossa cidade e precisamos continuar avançando. Além de seguir avançando com a implantação da rede coletora de esgoto, vamos promover melhorias estruturais com o intuito de otimizar o controle de estoque e melhorar o atendimento em geral”, detalha Guollo.

Além de renovar a pintura e reformar as edificações, os investimentos contemplam a adequação de cozinha e banheiros. “Nos últimos anos foi investido no aprimoramento do serviço ofertado pelo Samae, agora, com essas intervenções, avançamos para outros aspectos, almejamos ampliar os laboratórios e proporcionar melhores condições de trabalho aos operadores”, esclarece o vice-prefeito, Davi Pellegrin.

Municipalizado em 2018, o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto fumacense conta com duas estações de tratamento de água, quatro pontos de captação de água, sendo dois deles de captação contínua e dois para captação em momentos de desabastecimento hídrico, quatro reservatório de água tratada e um escritório central.

Recentemente, no dia 30 de dezembro, por meio do Samae, a municipalidade inaugurou um novo reservatório adquirido com investimento de R$ 1.4 milhão em recursos próprios, com capacidade para armazenar um milhão de litros de água, o suficiente para atender a demanda estimada para os próximos 15 anos. Além disso, atualmente, a autarquia está executando a implantação da rede coletora de esgoto no município. A infraestrutura, neste ano, irá avançar para a segunda etapa.

Topo