Daiana Carvalho / PMMF
Instalado em um amplo pavilhão, espaço é sede das aulas de música, de cerâmica artística e de artesanato, e acolhe a Biblioteca Municipal e o acervo histórico do município.
Em prestigiada cerimônia, o Governo de Morro da Fumaça, por meio do Departamento de Cultura e Turismo, realizou nesta quarta-feira, 18, o ato inaugural do Centro Cultural Silvio Cechinel. O evento acontece após o local passar por intervenções para melhorar o ambiente do pavilhão onde o serviço está instalado.
Com 987 metros quadrados, o espaço abriga a coordenação do Departamento de Cultura e Turismo, é sede das aulas de música, de cerâmica artística e de artesanato, e acolhe a Biblioteca Municipal e o acervo histórico do município.
“Nós nos instalamos aqui, em 2023, com o objetivo de centralizar os serviços em um espaço amplo e mais adequado para as oficinas e para a rotina diária do setor. Para isso, executamos diversas melhorias para que o ambiente ficasse mais acolhedor e funcional”, detalha a coordenadora do Departamento de Cultura e Turismo, Rosangela Pagnan Maragno, a Danda.
Entre as principais mudanças executadas, destaca-se a implantação de paineis de identificação do prédio, reestruturação das salas, reforma e pintura do edifício. “Antes de estruturarmos esse local, o município não possuía um espaço próprio para armazenar os artigos da Cultura, como os enfeites de Natal, por exemplo. Além disso, as oficinas exigem um ambiente mais espaçoso. Estamos muito felizes com mais essa conquista”, pontua o prefeito, Agenor Coral.
Reunindo um mix de arte, cultura e história, o Centro Cultural encantou os presentes. Anselma Bif,que é freira e irmã do Padre Claudino Biff, fumacense que dá nome à biblioteca municipal, se emocionou ao reencontrar itens que pertenceram à família.
“A cultura de um povo faz a cultura do município todo. Preservar a cultura é essencial. O valor que está aqui dentro é indescritível, é impagável, porque aqui tá a vida de um povo que deu a base para o município. A gente se sente honradíssima, porque quando chega aqui, lembra o pai e a mãe, né, aqui o padre Claudino, e toda a minha história, então a gente fica emocionada”, compartilha a religiosa.
A inauguração contou com a presença do vice-prefeito e prefeito eleito, Eduardo Sartor Guollo, do secretariado do Paço Municipal Auxílio Frasson, do Conselho Municipal de Cultura e Turismo e demais convidados. A parte musical da cerimônia ficou por conta da Banda Municipal, do Terno de Reis São Sebastião de Morro da Fumaça e do saxofonista Virgilio Evangelisti.