Geral

Creas de Morro da Fumaça promove I Jornada da Consciência Negra nesta quinta-feira

Creas de Morro da Fumaça promove I Jornada da Consciência Negra nesta quinta-feira
DAIANA CARVALHO / PMMF

Aberto ao público, evento visa promover reflexão sobre a história do Brasil, a luta contra o racismo e a valorização da cultura afro-brasileira.

O Departamento de Desenvolvimento Social de Morro da Fumaça, por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), convida a comunidade para participar da I Jornada da Consciência Negra, que ocorrerá nesta quinta-feira, 14 de novembro, das 13h30 às 17h, no Centro de Convivência da Terceira Idade. O evento, aberto ao público, promete proporcionar um momento de reflexão e aprendizado sobre a história do Brasil, a luta contra o racismo e a valorização da cultura afro-brasileira.

A atividade contará com a participação do professor Alex Sander da Silva, membro do Núcleo de Estudos Afro-brasileiro e Indígenas da UNESC e Coordenador do Coletivo Chega de Racismo Criciúma. Ele será o responsável pela palestra principal, que abordará a história escravocrata do país e a importância de superar as desigualdades raciais que ainda persistem na sociedade brasileira.

Em sua fala, o professor Alex Sander irá discutir a necessidade de revisar a história oficial e incluir a contribuição dos negros na formação da sociedade brasileira. Ele também trará à tona a relevância de educar as futuras gerações sobre o passado colonial e escravocrata para combater o racismo estrutural e fomentar a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

A coordenadora do Departamento de Assistência Social, Saionara Freitas Dias, destaca que o evento fortalece a luta contra o racismo e reforça o compromisso de Morro da Fumaça com a promoção da cidadania. “A I Jornada da Consciência Negra é um espaço essencial para discutirmos a história de luta do povo negro, as dificuldades que ainda enfrentamos e a importância da conscientização e educação para a construção de um futuro sem discriminação. Nosso objetivo é promover a inclusão, o respeito e o combate ao racismo em nossa cidade”, afirma Saionara.

A iniciativa marca as ações realizadas no município em alusão ao Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro. A data, com base na Lei Federal 14.759/2023, a partir deste ano passa a ser feriado nacional.

Topo