Geral

Evento nacional com foco nos Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral inicia oficialmente no CRIO

Evento nacional com foco nos Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral inicia oficialmente no CRIO
ASSESSORIA UNESC

Encontro recebe profissionais e agentes públicos de todo o país até quinta-feira (15/11).

O Centro de Inovação Criciúma (CRIO) recebeu, na noite desta segunda-feira (11/11), a abertura oficial do 20º Seminário Nacional de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral. O evento, que segue até quinta-feira (14/11), recebendo grandes referências nacionais da área, acontece de forma paralela ao 17º Encontro do Comitê Temático Rede APLmineral – CT Rede APLmineral – e Prêmio Melhores Práticas em APL de Base Mineral 2024 – PMP APL Mineral 2024.

Protagonizado pela Unesc, o evento contará com palestras, painéis de discussão e a apresentação de experiências bem-sucedidas que estão promovendo a sustentabilidade e a inovação no setor, em especial no que diz respeito à temática “Economia Circular como estratégia para o Desenvolvimento Regional e a Sustentabilidade dos APL de Base Mineral”.

Para a pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação, Inovação e Extensão da Unesc, Gisele Coelho Lopes, este é mais um exemplo de contexto no qual a Universidade coloca à disposição toda a sua expertise para encontrar soluções inovadoras em nome da sustentabilidade e do desenvolvimento socioeconômico. “A Unesc cumpre seu papel comunitário, conectada ao cenário, ao apoiar o arranjo produtivo local de base mineral. Quando uma universidade faz essa interlocução com o setor produtivo, constrói possibilidades para agregar valor àquilo que as empresas fazem no seu dia a dia”, aponta.

Referência na área, o professor e pesquisador da Unesc, Fabiano Raupp, coordenador regional da Comissão Organizadora do evento, destacou aos presentes a satisfação de receber o evento em Criciúma, tendo como palco o CRIO. “O nosso tema é muito relevante e temos aqui a condição para realizarmos discussões importantes nos próximos dias. Agradeço profundamente a todos que colaboraram para que esse encontro pudesse acontecer e desejo que possamos tirar o melhor proveito desses dias”, pontuou.

Coordenador nacional do CT Rede APL Mineral e da Comissão Organizadora do evento, Elzivir Azevedo Guerra, demonstrou a felicidade por estar de volta a Criciúma após dez anos do primeiro Seminário realizado na cidade, quando foi aprovada a reestruturação da rede APL Mineral, que na época atuava como rede somente de informações para ser um comitê temático de ação, coordenação, integração e iniciativas de todas as instituições que trabalham ou queriam trabalhar com o desenvolvimento dos APL de base mineral no país.

“Atualmente nós trabalhamos principalmente com aqueles segmentos de minerais não metálicos, principalmente com micro, pequenas e médias empresas de mineração e transformação mineral, ou seja, cerâmica vermelha, agregados para a construção civil, água mineral, cal, calcário, agrominerais, cerâmica de revestimentos, gesso, pegmatitos, rochas ornamentais e sal marinho”, exemplificou, destacando o desafio posto de ampliar essa atuação para a área de economia circular.

O secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Daniel Almeida Filho, não pôde comparecer ao evento, mas enviou um vídeo especial reproduzido na abertura do Seminário. “Esses eventos mostram a seriedade e consolidação da política pública de apoio ao desenvolvimento dos APL de base mineral e a contribuição de todos que trabalham em prol do desenvolvimento da mineração de micro, pequeno e médio porte no Brasil”, destacou.

Atividades intensas

As atividades voltadas à temática seguem intensas até o fim da semana. Já às 8h30 desta terça-feira (12/11), segundo dia de evento, o CRIO receberá o Painel “Políticas Públicas de Apoio à Economia Circular como Estratégia para o Desenvolvimento Regional e a Sustentabilidade dos APL de Base Mineral”. Às 10h50, ocorrerá o segundo painel, com a temática “Experiências de Economia Circular e Práticas Sustentáveis em APL de Base Mineral”.

Finalizando a programação do dia, ocorre ainda o Painel Economia Circular e Novas Vertentes Econômicas para o Desenvolvimento Sustentável de APL de Base Mineral, das 14h às 18h.

A programação segue na quarta-feira (13/11) com mais um painel, desta vez com a temática “Experiências de Valorização de Resíduos para Sustentabilidade de APL de Base Mineral e Desenvolvimento Regional”.

Na sequência será realizada a Cerimônia de Premiação do Prêmio Melhores Práticas em APL de Base Mineral 2024, paralelamente ao Encontro do Comitê Temático Rede Brasileira de APL de Base Mineral – CT Rede APL Mineral.

Finalizando o encontro, na quinta-feira (14/11), o grupo fará uma visita técnica à Mina de Visitação Octávio Fontana e ao Parque Astronômico Albert Einstein.

Topo