DAIANA CARVALHO / PMMF
Atividade envolveu mais de 280 educandos e visa fomentar hábitos alimentares saudáveis entre os estudantes.
Em mais uma das ações realizadas no município para celebrar o Dia das Crianças, a Rede Municipal de Ensino de Morro da Fumaça, promoveu no decorrer do mês de outubro, ações de Educação Alimentar e Nutricional, com o tema ‘Brincando e Aprendendo sobre a Importância do Comer Saudável’ nos CEIs e nas escolas municipais. A ação teve como foco alunos do pré-escolar II e do 2º ano do ensino fundamental, buscando fomentar hábitos alimentares saudáveis entre os estudantes.
“Por meio dessa iniciativa, em 12 unidades de educação básica, realizamos atividades lúdicas que envolveram aproximadamente 280 educandos. As turmas do pré-escolar II participaram de um jogo de memória, enquanto os alunos do 2º ano se divertiram com um bingo da alimentação saudável. Ambas as atividades foram projetadas para estimular o aprendizado sobre frutas, verduras e legumes de forma interativa”, detalha a nutricionista Gabriela Marques.
O material utilizado incluiu imagens de alimentos, que foram personalizadas pelos alunos durante as atividades, além de informações sobre os benefícios nutricionais de cada item. Os jogos foram precedidos de conversas sobre a importância de uma alimentação equilibrada, e os alunos foram incentivados a compartilhar experiências com os alimentos. “O cuidado com a alimentação em nossas escolas já é algo que buscamos melhorar ano a ano. Com essa iniciativa, reafirmamos o compromisso com a educação alimentar e a promoção de hábitos saudáveis desde a infância, preparando as crianças para escolhas mais conscientes ao longo da vida”, ressalta a secretária de Educação, Greicy Zaccaron.
A dinâmica envolveu toda a equipe escolar. Além de prepararem os alimentos para as degustações, as merendeiras desempenharam um papel fundamental como educadoras. “As diretoras das escolas relataram a satisfação com a participação entusiasmada das crianças, que experimentaram e aprovaram alimentos que nunca haviam consumido antes. O cuidado e a dedicação no preparo podem influenciar positivamente na aceitação de novos alimentos pelos alunos”, destaca a nutricionista Carla Espíndola, que juntamente com Gabriela, coordena o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) no município.
As atividades foram distribuídas ao longo do mês, com datas específicas para cada escola e CEI. Os jogos de memória e bingo foram realizados em diferentes datas, culminando em uma série de encontros que celebraram a alimentação saudável. “Eu gostei muito da aula, eu aprendi sobre como é que as frutas funcionam, aprendi bastante coisa. Gostei muito do bingo, da próxima vez que tiver vou estar”, compartilha Gabriel Guedes Bonifácio, aluno do 2º ano da Escola Biázio Maragno, que fez questão de entregar uma cartinha carinhosa à nutricionista Gabriela. “Ela é muito legal”, destacou.
Diante do sucesso das atividades, a equipe organizadora almeja torná-las permanentes no currículo escolar, ampliando o alcance para outras faixas etárias nos próximos anos. “As ações não só promoveram a educação nutricional, mas também fortaleceram o vínculo entre as crianças, as merendeiras e a equipe pedagógica, contribuindo para um ambiente escolar mais saudável e consciente”, justifica Gabriela.
Neste ano, a iniciativa aconteceu nos CEIs Narciso Maccari, Estação Criança, Honorata Pavei Maccari, Luiz Casagrande e Vanolda Gregório Espíndula Pagnan, e nas escolas Vicente Guollo, Biázio Maragno, Olívio Recco, Maurina de Souza Patrício, Agenor Bortolatto, Pietro Maccari e Zuleima Búrigo Guglielmi.