Geral

Morro da Fumaça garante participação no Colegiado do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Urussanga

Morro da Fumaça garante participação no Colegiado do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Urussanga
Daiana Carvalho / PMMF

Morgana Bertan Nunes, representa o Samae, no segmento Usuários de Água, e Silvia Roseng, representa a Fumaf, no segmento População da Bacia..

Durante a Assembleia Geral Ordinária do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Urussanga, realizada nesta quinta-feira, 31, na Associação Empresarial de Criciúma (Acic), foram empossadas as novas entidades-membro que representarão a região até 2028 no colegiado do Comitê. Morro da Fumaça tem duas representantes eleitas: Morgana Bertan Nunes, engenheira química do Serviço Municipal de Água e Esgoto de Morro da Fumaça (Samae), que ocupará uma das cadeiras no segmento Usuários de Água, e Silvia Roseng, engenheira ambiental e diretora da Fundação Municipal do Meio Ambiente de Morro da Fumaça (Fumaf), que garantiu vaga no segmento População da Bacia.

O Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Urussanga tem como função gerir e preservar os recursos hídricos no Sul de Santa Catarina, e os membros são representantes do poder público, usuários das águas e organizações da sociedade que atuam na área de recursos hídricos.

“Ter o Samae representando o município é importante, tendo em vista que temos projetos ambientais que caminham ao encontro das propostas do comitê. Um exemplo que podemos usar é toda a parte de esgotamento sanitário que já iniciou-se na cidade. Dessa forma, podemos estar alinhados às políticas ambientais e sanitárias do plano municipal de saneamento básico em concordância com as metas e indicadores do comitê”, salienta Morgana.

Para a representante da Fumaf, a posse dos novos membros marca uma nova fase, com Morro da Fumaça presente nas discussões e decisões sobre a Bacia do Rio Urussanga. “Morro da Fumaça e Cocal do Sul, são os únicos municípios que estão 100% dentro da bacia do Rio Urussanga. Além disso, o Rio Urussanga corta o nosso município e somos diretamente afetados pelas cheias. Essa representatividade no comitê é valiosa, pois vamos poder participar ativamente das tratativas e fomentar iniciativas que possam trazer melhorias para o município e região”, pontua Silvia.

Além de Morgana e Silvia, Morro da Fumaça também tem um representante entre os suplentes do Comitê. Vaga ocupada por Roger Gomes da Silveira, gerente técnico de qualidade do Samae fumacense. A área de abrangência do comitê inclui as cidades de Balneário Rincão, Cocal do Sul, Criciúma, Içara, Jaguaruna, Morro da Fumaça, Pedras Grandes, Sangão, Treze de Maio e Urussanga. As Assembleias Setoriais Públicas ocorreram no dia 1º de outubro e elegeram 30 organizações representantes dos Usuários de Água, População da Bacia e Órgãos da Administração Federal e Estadual.

Topo