Educação

Jogo interativo para pacientes em recuperação de AVC vence Feira da Inovação da Unesc

Jogo interativo para pacientes em recuperação de AVC vence Feira da Inovação da Unesc
ASSESSORIA UNESC

Atividade encerrou oficialmente a programação da 15ª Semana de Ciência e Tecnologia da Universidade.

Uma Batalha de Pitches movimentou o Centro de Inovação de Criciúma (CRIO) na tarde deste sábado (19/10) e marcou o encerramento da 11ª Feira da Inovação da Unesc. Os 14 projetos inscritos tiveram a oportunidade de realizar apresentações no modelo de pitch.

Em quatro minutos, cada participante da batalha tinha a missão de contextualizar suas soluções e os problemas resolvidos por elas, além do modelo de negócio idealizado, públicos-alvo e potencial das ideias de se tornarem escaláveis.

A banca de jurados, composta por quatro especialistas de diferentes áreas da Unesc, determinou as três equipes vencedoras. Cada participante vencedor recebeu premiação em dinheiro – R$ 1,5 mil para os primeiros colocados, R$ 1 mil para os vice-campeões e R$ 750 para os que terminaram em terceiro. Os critérios adotados para a avaliação foram originalidade e criatividade no desenvolvimento da solução, relevância do potencial de inovação, aplicabilidade da proposta e a clareza na condução da apresentação do pitch.

O primeiro lugar ficou com a Tetralizando, um jogo interativo nascido de um projeto acadêmico do Curso de Design da Unesc com o objetivo de resolver dificuldades e desafios do Centro Especializado em Reabilitação da Universidade (CER Unesc).

O tabuleiro interativo e colorido, criado pelas estudantes Dandara Jardim e Suely Araújo tem o objetivo de contribuir com o processo de reabilitação de pacientes que tiveram acidente vascular cerebral (AVC). A Batalha de Pitches teve, em segundo lugar, a SafeSpace e na terceira posição os jurados escolheram a Happy Pet.

A oportunidade de apresentar a plataforma foi importante para o amadurecimento e a validação da ideia do Tetralizando, segundo a dupla vencedora. Nesta fase, o objetivo é seguir com o desenvolvimento da solução, dentro do Iparque Unesc e depois partir patentear a ideia. “É um jogo de tabuleiro inspirado no Tetris, só que o diferencial está no fato de ser um jogo físico, colorido e texturizado, que vem ajudando pacientes. Pessoas em recuperação de AVC tem algumas particularidades, como dificuldade de fazer o movimento de pinça e a baixa visão, em muitos casos”, relata Dandara.

Segundo Suely, os objetos utilizados no processo de recuperação pela equipe do CER são jogos infantis adaptados a adultos. “Os pacientes relatavam que se sentiam infantilizados nesse momento de reabilitação, por conta dos jogos trabalharem com imagens e desenhos bastante voltados a crianças. Com nossa ferramenta eles se sentem mais animados”, destaca.

Incentivo ao empreendedorismo

Para o agente de Inovação da Unesc, Christian Engelmann, a Feira da Inovação desempenha um papel essencial de incentivo ao empreendedorismo nas comunidades interna e externa da Universidade, já que a admissão de ideias era livre. “Tivemos uma grande programação ao longo da semana, culminando na Batalha de Pitches, com uma extensa trilha de conteúdo atual e relevante para quem deseja conhecer um pouco mais desse universo. É uma grande porta de entrada para o mundo da inovação”, destacou. Engelmann também mencionou que todos os projetos de negócios da feira foram convidados a ingressar nos programas de pré-incubação e incubação da universidade.

Múltiplas experiências de aprendizado

A Feira da Inovação ocorreu desde terça-feira (15/10), encerrando neste sábado, em paralelo à 15ª Semana de Ciência e Tecnologia (SCT) da Unesc. Os eventos, realizados tanto na Universidade quanto no CRIO, ampliaram as possibilidades de participação da comunidade externa e envolveram ainda mais os estudantes no propósito da graduação pautada em múltiplas experiências na Universidade, conforme aponta a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa, Inovação e Extensão, Gisele Coelho Lopes.

“Temos o compromisso de formar profissionais capazes de integrar diferentes áreas do conhecimento e atuar de forma transformadora nos diferentes contextos, com competências técnicas e comportamentais, além de um olhar crítico e humano. É assim que surgem as inovações”, afirmou.

A gerente da Agência de Inovação da Unesc, Elenice Padoin Juliani Engel, destacou a importância de inserir o CRIO nas programações da SCT e da Feira. “Pela primeira vez, esse espaço inaugurado no primeiro semestre teve a oportunidade de receber as atividades e, assim, apresentar esse grande ambiente de inovação que faz parte da vida da região. O CRIO já está recebendo muitas iniciativas voltadas à inovação e ao desenvolvimento de ideias, como as apresentadas na Batalha de Pitches”, pontuou.

Confira os projetos apresentados e os resumos das soluções:

  • Guardian AI  – Dispositivo vestível que monitora dados vitais em tempo real, permitindo intervenções precoces e melhor acompanhamento da saúde dos pacientes.
  • Gifter  – Sistema de fidelização para pequenos lojistas, utilizando descontos personalizados e WhatsApp para automatizar processos de pós-venda e incentivar recompras.
  • SmartBox Inteligência a Serviço do Transplante – Caixa de transporte de órgãos humanos para transplante com sensores de temperatura, GPS e comunicação via aplicativo para acompanhamento em tempo real.
  • Safe Space  – Aplicativo para conectar pessoas do espectro autista a locais adaptados às suas necessidades.
  • Tetralizando – Jogo de tabuleiro inspirado no Tetris, desenvolvido para reabilitação de pessoas com AVC, estimulando o sensorial com níveis de dificuldade variados.
  • Protótipo de sorodiagnóstico para dengue dentro dos padrões ASSURED –  Produção de um teste sorodiagnóstico baseado em peptídeos com alta sensibilidade e especificidade para a detecção de dengue.
  • Teste rápido para diagnóstico em acidentes ofídicos – Teste rápido para diagnóstico de acidentes ofídicos, desenvolvido com parcerias estratégicas e com foco em revolucionar o atendimento emergencial.
  • Plataforma de Conexão Cultural  – Plataforma de integração para artistas e contratantes, permitindo a construção de pontes entre ambos e facilitando o relacionamento e contratações.
  • Happy Pet  – Plataforma que conecta donos de pets a espaços pet-friendly e usa IA para recomendar serviços com base no perfil do usuário e do pet.
  • NoStress – Plataforma gamificada para monitorar e compreender emoções no ambiente de trabalho, promovendo o bem-estar psicológico.
  • É do Brasil – Plataforma de e-commerce para produtos com Indicação Geográfica (IG) do Brasil, valorizando a diversidade cultural e territorial.
  • GarageAI – Inteligência artificial que fornece estimativa de custo precisa de projetos em poucos minutos.
  • Integral – Gestão da Qualidade Vida – Plataforma que une ciência e práticas integrativas para promover bem-estar e saúde mental em ambientes organizacionais.
  • CRM BPO – Plataforma completa de CRM que oferece desde geração de leads até a gestão de clientes e acompanhamento de vendas.
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