Educação

Pesquisadores da Unesc participam do Congresso Mundial de Epidemiologia na África do Sul

Pesquisadores da Unesc participam do Congresso Mundial de Epidemiologia na África do Sul
Assessoria de Imprensa

Antônio Augusto Schäfer e Fernanda de Oliveira Meller representam a Unesc e o Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva na Cidade do Cabo.

Entre os dias 24 e 27 de setembro, os professores Antônio Augusto Schäfer e Fernanda de Oliveira Meller, do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSCol) da Unesc, têm participado ativamente do Congresso Mundial de Epidemiologia, realizado na Cidade do Cabo, África do Sul. O evento, que reúne pesquisadores de 99 países, é uma oportunidade valiosa para o intercâmbio de conhecimentos e para o fortalecimento da rede internacional de pesquisa.

O trabalho apresentado por Antônio é intitulado “Sleep quality and its impact on the mental health of pregnant women in southern Brazil” e explora a relação entre a qualidade do sono e a saúde mental de gestantes no Sul do Brasil. Segundo Schäfer, a pesquisa é crucial para entender como fatores relacionados ao sono podem influenciar a saúde mental das mulheres grávidas. “Esse resultado pode, por sua vez, afetar tanto a mãe quanto o bebê”, pontua, acrescentando que a oportunidade de discutir os resultados com colegas de outros países permite uma troca de experiências que enriquecerá ainda mais o desenvolvimento do estudo.

Por sua vez, a professora Fernanda apresenta a pesquisa “Trends and Inequalities in Risk Factors for Non-Communicable Diseases in Brazil and the USA from 2007 to 2019”, que analisa as tendências e desigualdades nos fatores de risco para doenças crônicas não transmissíveis no Brasil e nos Estados Unidos.

“Este trabalho é fundamental para compreendermos as disparidades na saúde entre os dois países e como essas desigualdades vêm evoluindo ao longo dos anos”, explica Meller. Ela também destacou que o congresso possibilita que ela aprimore seus conhecimentos em metodologias inovadoras, além de estabelecer novas parcerias de pesquisa.

Além das apresentações, os dois professores participam de diversas palestras e workshops que abordam temas contemporâneos e desafios emergentes da epidemiologia, como o impacto das mudanças climáticas na saúde global, a importância da ciência da implementação e o avanço de novas tecnologias no monitoramento de dados de saúde.

“A participação em eventos dessa magnitude nos ajuda a estar sempre atualizados com as melhores práticas e a ampliar nossa visão sobre as questões de saúde pública em diferentes contextos”, afirma Schäfer.

Para Fernanda, o contato com pesquisadores de diferentes países os permite também expandir as colaborações internacionais e trazer novas perspectivas para os desafios que enfrentamos no Brasil. Ambos os professores ressaltaram a importância do apoio institucional do PPGSCol e da Unesc para a participação em eventos dessa natureza, que contribuem diretamente para a qualidade das pesquisas realizadas.

A participação de Schäfer e Meller no Congresso Mundial de Epidemiologia não apenas destaca o alto nível das pesquisas conduzidas pelo PPGSCol, mas também reforça o compromisso da Universidade com o avanço da ciência e a busca por soluções para os problemas de saúde pública global.

Topo