Atendendo Requerimento do vereador Miguel Zaccaron Darolt (PSD), representantes do Órgão Central de Controle Interno, da Secretaria de Obras e do Núcleo de Arquitetos estiveram no Legislativo na noite desta terça-feira (3), falando do projeto e do andamento das obras de revitalização da rua 20 de Maio, na área central de Morro da Fumaça.
Impossibilitada de estar presente devido a compromissos particulares, a Engenheira Civil do Município, Leilane Demo Romagna Ghellere enviou uma carta onde pontuou dados do contrato, do projeto e da qualidade e execução da obra, que foram apresentados pelo secretário de obras, Edmar Beckmann.
O projeto inicial foi elaborado pelo Núcleo de Arquitetos da cidade de forma gratuita, ficando a Prefeitura responsável pela execução do projeto executivo. “O nosso pedido se dá devido às cobranças de moradores e comerciantes que querem saber sobre o andamento das obras. Do dia que fizemos a convocação até agora, os trabalhos caminharam, mas a nossa intenção era saber se há irregularidades por parte da empresa, como estão os pagamentos, entre outras coisas”, enfatiza Darolt.
O vereador lembra ainda que o projeto é da Administração anterior com recursos do Badesc. Beckmann destaca que os problemas começaram quando a empresa terceirizada passou a aplicar o projeto elaborado pelos arquitetos. “O projeto feito pela empresa é incompleto, feito em escritório, sem visita in loco, não atendendo a realidade”, fala.
Atualmente, as obras se concentram na Praça Fernando Zanatta que, conforme o secretário, os responsáveis garantiram que terminarão em 15 dias. Conforme Beckmann, a empresa recebeu até o momento cerca de R$ 350 mil e deve receber o restante, em torno de R$ 180 mil, somente após fazer os reparos exigidos. “A intenção era colocar todas as partes envolvidas para explicar a situação porque a população cobra devido a demora, mas é preciso que a obra tenha qualidade”, completa Darolt.