Gabriela Recco
O salão paroquial da Igreja Matriz São Roque foi palco neste domingo (18) de um reencontro emocionante. Durante as festividades dos padroeiros São Roque e Nossa Senhora da Glória, amigos que se conheceram nas décadas de 1940 e 1950, em Morro da Fumaça, e que há anos não se viam, se reuniram em um evento que trouxe à tona um misto de saudade e boas lembranças. Ao todo, quase 100 pessoas participaram do encontro que foi marcado por fortes abraços, sorrisos e histórias que resistiram ao tempo. “Estou muito feliz com este momento. Veio à tona memórias da nossa juventude”, comentou um dos organizadores, Márcio Medeiros.
Entre as memórias compartilhadas, as festas, a escola, os bailes no salão da cidade e as partidas de futebol nos campos de chão batido. “É um misto de nostalgia e gratidão. Morro da Fumaça foi o cenário das nossas aventuras e dos nossos primeiros sonhos. São muitas as lembranças, mas os nossos jogos de futebol no Rui Barbosa foram marcantes. A felicidade é enorme em reencontrar meus amigos daqui”, relembrou Itamar da Silva, morador de Criciúma.
Durante o encontro teve exposição de fotos antigas e sorteio de livros de escritores fumacenses, como Ademar Valsechi, o primeiro médico a se formar no município. “Eu moro em Florianópolis há muitos anos, mas meus irmãos moram aqui. Este reencontro me deixou extremamente feliz. Foi um grande momento rever meus bons amigos”, destacou. O grupo agora mantém contato pelo WhatsApp para manter viva parte da história de Morro da Fumaça.