Geral

Formatura das Mulheres Cooperativistas Cermoful é marcada por gratidão e alegria

Formatura das Mulheres Cooperativistas Cermoful é marcada por gratidão e alegria
KENIA PACHECO / CERMOFUL

Uma noite de celebração, repleta de emoção e alegria, marcou a formatura da quarta turma do projeto Mulheres Cooperativistas, nesta sexta-feira (19), no bairro Linha Batista, em Criciúma. O evento coroou um ciclo de onze semanas de capacitação em empreendedorismo e empoderamento feminino. A iniciativa da Cermoful Energia envolveu associadas e familiares das áreas de abrangência em Criciúma e Içara.

Durante a formatura, o presidente Rudy Recco anunciou a realização da quinta edição do projeto Mulheres Cooperativistas. As aulas devem começar em agosto, com a sede da turma em Morro da Fumaça. “Essa formatura nos incentiva cada vez mais a dar sequência no trabalho que estamos fazendo. Precisamos das mulheres à frente de todas as atividades e cada vez mais presentes na nossa cooperativa”, disse Rudy Recco.

O vice-presidente, Marcos Paulo Bertotti, enalteceu a participação de representantes de Criciúma e Içara no Conselho de Administração da Cermoful, ressaltando as ações efetivas para os associados e consumidores dessas áreas. “É a primeira vez nos 60 anos de história da Cermoful que a região tem um vice-presidente, isso é muito importante”, afirmou Marcos Paulo.

A professora Kelli Pacheco e a biomédica Paloma Pacheco, mãe e filha, foram as oradoras da turma. Em nome das 50 participantes, elas agradeceram ao presidente Rudy Recco, ao vice Marcos Paulo, e às organizadoras do projeto, Daiane Rocha e Flávia Zaccaron, pela oportunidade de participar do curso.

“O caminho não foi fácil, mas com determinação e dedicação, superamos cada obstáculo. Aprendemos sobre a força da cooperação, o poder da resiliência e, acima de tudo, o valor de cada uma de nós. Agora a responsabilidade é nossa. Precisamos colocar em prática tudo o que aprendemos. Chegamos aqui em nossos casulos, mas hoje, saímos prontas para voar”, disseram as alunas, fazendo referência ao símbolo do projeto, a borboleta.

Desde maio, as aulas ocorreram no salão de festas da Igreja Santa Rita de Cássia, no bairro Presidente Vargas, em Içara. A formatura foi realizada no salão de festas da Igreja São Casimiro, no bairro Linha Batista, em Criciúma. O projeto é uma iniciativa da Cermoful Energia realizada com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/SC).

O programa Mulheres Cooperativistas aborda temas fundamentais para o desenvolvimento pessoal e profissional das participantes, incluindo comunicação, oratória, inteligência emocional, relacionamento e desenvolvimento interpessoal, liderança feminina, educação cooperativista e empreendedorismo. Além dos conteúdos apresentados, a troca de experiências entre as participantes também é considerada um dos pontos positivos. Nos mesmos moldes, a Cermoful também desenvolve o projeto Jovens Cooperativistas.

Topo