Daiana Carvalho / PMMF
Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência transforma vida desde 1998 em Santa Catarina.
O Ginásio de Esportes Jorge Silva, na noite desta terça-feira, 02 de junho, foi palco de mais uma formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), de Morro da Fumaça. O evento contou com a presença dos professores do projeto, de autoridades locais, da comunidade escolar e do mascote Daren, que fez a alegria da garotada.
O projeto é um esforço cooperativo entre a Polícia Militar, a Escola e a Família, que tem como objetivo capacitar jovens estudantes com as informações e habilidades necessárias para viver de maneira saudável, sem drogas e violência.
“O Proerd é um programa educacional que funciona como um escudo contra drogas e violência, capacitando jovens com conhecimento e habilidades para resistir a influências negativas. Esta parceria entre polícia, escola e comunidade promove um ambiente favorável para prevenir esses problemas, construindo uma sociedade mais resiliente e saudável”, disse a secretária de Educação, Greicy Zaccaron, ao destacar a importância do projeto.
Implantado em Santa Catarina desde 1998, o Proerd é desenvolvido anualmente em diversos municípios. Em Morro da Fumaça a iniciativa está presente desde 2001. “A chegada do projeto à cidade transformou e continua transformando muitas vidas. Os impactos desta iniciativa vão além da educação, alterando o contexto social em que cada um dos formandos está inserido”, enfatiza o prefeito, Agenor Coral.
Em conformidade com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), o Proerd oferece às escolas uma alternativa para complementar o projeto pedagógico e trabalhar um tema com ampla complexidade social. “Esta parceria tem sido muito bem-sucedida e deve continuar em nosso município. Ao cuidar da formação de nossas crianças, estamos construindo um futuro melhor. A realização de mais uma formatura do programa em Morro da Fumaça é um momento muito especial para toda a comunidade”, enaltece o vice-prefeito, Eduardo Guollo.
Neste ano, as aulas iniciaram no mês de fevereiro no município, concomitante com o início do atual período letivo. O programa foi ministrado pelos sargentos Helder Benincá Viscardi e Emerson Francisco Miyamoto Teixeira em todas as escolas com educandos das turmas dos quintos anos da Rede Pública e Privada de Ensino do município, beneficiando aproximadamente 275 alunos.
“Ajudar as crianças a tomarem boas decisões durante essa fase de aprendizagem e crescimento é uma satisfação imensurável. As aulas ministradas de forma lúdica, baseadas em muito diálogo, criam memórias positivas que refletirão no futuro delas. Com uma família saudável, teremos uma sociedade saudável; por isso, é imprescindível manter as crianças longe das drogas e da violência. Ensinar a se protegerem e se cuidarem é nossa missão, e os resultados positivos tornam-se cada dia mais gratificantes”, pontua o sargento, Benincá.
Além do certificado de conclusão da formação, os alunos que apresentaram melhor desempenho durante as atividades propostas no decorrer do programa foram agraciados com o prêmio destaque de cada turma. Em reconhecimento ao bom desempenho, os melhores avaliados receberam uma réplica de pelúcia do mascote Daren, um leãozinho, animal símbolo do projeto.