DAIANA CARVALHO / PMMF
Infraestrutura contempla aspectos voltado à acessibilidade e trará melhorias significativas para o ensino de diversas áreas.
O espaço vazio encontrado após a demolição da antiga sede da Escola Vicente Guollo, realizada no início deste ano, já não existe mais e aos poucos uma nova estrutura vem sendo construída, preenchendo o terreno onde a unidade escolar está situada. O bloco dois, em obra há alguns meses, já está em fase de conclusão e agora os trabalhos se concentram na construção dos últimos blocos.
“Estamos avançando conforme o clima nos favorece. A segunda edificação, onde será alocado a sala de artes, a biblioteca e três salas de educação infantil e sanitários está praticamente concluída, faltando a finalização da parte elétrica e acabamentos. Com isso, conseguimos avançar para as alas três e quatro, que já conta com a parte de fundação e aterramento concluída”, detalha o secretário de Infraestrutura, Natan Felipe Souza.
Com 2.500m² de área, após a conclusão dos trabalhos, a nova Escola Vicente Guollo passará a ter quatro pavimentos novos e redimensionados para atender a atual demanda de alunos. “A antiga escola, construída em 1973 precisava de melhorias e ampliação, esta obra é mais uma das importantes conquistas para o bairro Naspolini e imediações que conseguimos viabilizar”, pontua o prefeito, Agenor Coral.
Além da infraestrutura presente no edifício entregue no início deste ano e da ala em fase de finalização citado acima, as edificações três e quatro irão abrigar duas salas de atendimento especializado, laboratórios de informática e geografia, secretaria, coordenação, direção e sala dos professores. “É um projeto bem elaborado, que visa atender as demandas da comunidade escolar. Toda a infraestrutura contará com acessibilidade e será complementada com a implantação de uma praça urbanizada no entorno”, destaca a secretária de Educação, Greicy Zaccaron.
Com a construção da nova sede, a escola passará a ter 13 salas de aulas, biblioteca, sala de especialistas, laboratórios, banheiros, hall de entrada, área recreativa coberta e um parque infantil que será de uso da comunidade. “Esta é uma grande conquista para a cidade, resultado do investimento de mais de R$ 7 milhões, provenientes de recursos próprios, somado a valores angariados por meio de emenda parlamentar. Considerando a Escola Biázio Maragno, que também foi totalmente reestruturada, esta é a segunda escola do município que conseguimos viabilizar novas edificações. Também é válido destacar que todas as unidades de ensino do município receberam reforma e melhorias durante a nossa gestão”, ressalta o vice-prefeito, Eduardo Sartor Guollo.
Atualmente, a Escola Vicente Guollo atende, aproximadamente, 450 alunos das fases Pré-escolar ao Fundamental II. Parte deles já iniciaram o ano letivo de 2024 nas novas instalações, outra parte desempenha as atividades escolares em edifícios situados próximos à unidade de ensino que, temporariamente, estão sendo utilizados para receber os estudantes.