Geral

Conselho Fiscal da Cermoful Energia visita subestação em Criciúma

Conselho Fiscal da Cermoful Energia visita subestação em Criciúma
Kenia Pacheco / Cermoful

Representantes do Conselho Fiscal da Cermoful Energia participaram de uma visita guiada à subestação do bairro Imigrantes, em Criciúma. Acompanhados por um engenheiro, os conselheiros conheceram em detalhes a infraestrutura e as operações do empreendimento, fundamental para a distribuição de energia elétrica de qualidade na região. Durante a visita, realizada nesta quinta-feira (13), os conselheiros também puderam tirar dúvidas sobre os projetos atuais e futuros da cooperativa.

O Conselho Fiscal da Cermoful é composto pelos integrantes titulares José Graciano de Souza, Rosane Maria De Rochi e Roberto Carlos Sávio, além dos suplentes Geraldo Pacheco, Alexandre de Souza e João Batista Monteiro. Atuando de maneira independente ao Conselho de Administração e à Diretoria, o comitê trabalha na supervisão das atividades da cooperativa, garantindo que as ações sejam realizadas de maneira transparente e eficiente.

O gerente de Distribuição da Cermoful, engenheiro eletricista Samuel Sartor, conduziu a apresentação e explicou detalhadamente o funcionamento da subestação de Criciúma. “Foi uma visita muito produtiva. Iniciamos a conversa explicando o que é uma subestação, sua funcionalidade e importância”, disse Sartor, que também compartilhou a história do empreendimento, desde o início do projeto até a inauguração, em 2015. “Apresentamos quais municípios a subestação atende, o número de consumidores e a carga que ela tem instalada atualmente, bem como a carga que pode suportar” acrescentou.

A manutenção preventiva foi outro ponto destacado durante a visita. “A Cermoful trabalha intensamente na manutenção preventiva da subestação, garantindo a continuidade e a qualidade do fornecimento de energia”, afirmou Sartor. “Nosso objetivo é sempre investir na rede e na infraestrutura para permitir que novas indústrias se instalem em nossa região, beneficiando os nossos associados e a economia local”, completou.

Também foi aberto espaço para a resposta de dúvidas dos conselheiros. Entre os temas, a compra de energia no mercado livre, que já foi realizada pela Cermoful, além dos planos futuros da cooperativa. “Explicamos que a Cermoful iniciou um estudo de médio e longo prazo para duplicar a subestação, mostrando nosso compromisso com o futuro, para melhor atender nossos associados no campo, no comércio e na indústria”, garantiu Sartor.

A visita foi bem recebida pelos conselheiros, que elogiaram a Cermoful pelo compromisso com a comunidade e os empreendedores locais. “O balanço da visita foi muito positivo, reforçando a importância do trabalho do Conselho Fiscal para nós”, afirmou o presidente da Cermoful, Rudy Recco.

Além da subestação de Criciúma, com capacidade de 69kV e 20/26MVA com quatro alimentadores; a Cermoful também inaugurou, em 2023, a nova subestação do bairro Monte Verde, em Morro da Fumaça, com capacidade de 69kV e 2×20/26MVA com oito alimentadores.

Topo