Saúde

Aliado para o alívio de dores, Saúde fumacense começa a ofertar Mat Pilates

Aliado para o alívio de dores, Saúde fumacense começa a ofertar Mat Pilates
Daiana Carvalho / PMMF

Além de promover o alívio de dores, método fortalece a estrutura muscular dos praticantes.

Com o objetivo de proporcionar mais qualidade de vida aos fumacenses, a Administração Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou neste mês as atividades do segundo grupo de pilates, estruturado por meio do Programa para Pacientes com Dores Crônicas, para ofertar atendimento gratuito à população.

Implantado há sete anos  no município, a iniciativa já beneficiou, em média, 400 pessoas e agora passa por uma ampliação. Além do grupo de pilates em equipamentos, em funcionamento na Unidade Básica ESF Alfredo Valsechi, no bairro Jussara, agora o município passa a ter um grupo de Pilates Solo (Mat Pilates), na localidade de Estação Cocal e no Centro da Terceira Idade, situado no bairro De Costa.

“Trabalhamos com duas formas: começamos com o grupo de pilates em equipamento os quais fornecem resistência variável e suporte adicional, permitindo um maior isolamento muscular e uma gama mais ampla de movimentos. E agora com atividades em solo, com  grupos de pacientes que têm doenças crônicas, como fibromialgia, cervicalgias, tendinites e hérnias, por exemplo”, esclarece a fisioterapeuta responsável pela atividades em Estação Cocal, Morgana Zago.

A oferta do serviço na cidade é resultado da contrapartida do município para a aquisição de equipamentos e a disponibilização de profissionais da Rede Municipal de Saúde para a monitoria das atividades. “A promoção da Saúde pública está diretamente ligada a qualidade de vida e a redução de vulnerabilidade e riscos à saúde. Essas ações precisam ir além dos programas de imunizações, acesso a alimentação saudável e a prática de exercícios físicos. Pensando nisso, o programa foi implementado”, pontua o prefeito, Agenor Coral.

Para ter acesso aos atendimentos fisioterapêuticos com Pilates Solo ou Equipamento, o paciente deve procurar a unidade básica de saúde de referência, passar por uma consulta médica para receber o direcionamento necessário. “A atividade tem como principal objetivo melhorar a qualidade de vida do paciente. Por ser um exercício de baixo impacto, o pilates trabalha vários grupos musculares, melhora a flexibilidade, amplitude de movimentos e respiração, isso ajuda a reduzir a intensidade da dor e promove o bem-estar do praticante, ajudando a lidar melhor com sua condição”, destaca a secretária de Saúde, Lucelane Luciano de Souza Antunes.

Mensalmente são ofertadas 400 sessões de Pilates que beneficiam cinco grupos de 10 pacientes por grupo. As aulas acontecem toda sexta-feira, em Estação Cocal, e nas terças e quintas-feiras no Centro de Convivência da Terceira Idade. Informações adicionais podem ser obtidas através do contato (48) 3434-4270. Além das aulas de Pilates, o Programa para Pacientes com Dores Crônicas também oferta sessões de hidroginástica na piscina instalada no Centro de Convivência da Terceira Idade.

Topo