Kenia Pacheco / Cermoful
Uma auditoria confirmou que a Cermoful Energia está cumprindo todos os requisitos do Sistema de Gestão de Qualidade ISO 9001:2015. O auditor Holmer Almeida Brazeiro Filho, da empresa certificadora Det Norske Veritas (DNV GL), esteve durante dois dias na cooperativa, em Morro da Fumaça, avaliando todos os processos relacionados à distribuição de energia elétrica, coleta e análise de dados sobre a continuidade dos serviços, além de atendimento ao cliente. Os trabalhos foram encerrados com uma reunião do chefe da auditoria com lideranças da Cermoful.
A certificação ISO 9001 é um padrão internacional de gestão da qualidade reconhecido em todo o mundo. Conforme o gerente Administrativo da Cermoful, José Eduardo Lima, a adoção de processos padronizados e controles de qualidade demonstram o compromisso da cooperativa com a qualidade na prestação dos serviços. “A certificação ajuda a aprimorar nossos processos, ajustando custos e mantendo a conformidade legal, aumentando a qualidade e, consequentemente, a satisfação dos consumidores”, disse Lima.
A certificação, exigida pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), promove uma cultura de melhoria contínua, incentivando a cooperativa a buscar constantemente maneiras de aprimorar seus processos. “Mesmo sendo obrigatória, as empresas que adotam e seguem a metodologia possuem um Sistema de Gestão da Qualidade que permite padronizar e monitorar os processos, com o intuito de buscar a melhoria contínua e o aumento da satisfação de seus clientes”, afirmou o consultor da Cermoful, Renan Mezzari Guidarini, da empresa ISOPró.
A Cermoful tem a certificação ISO 9001, desde maio de 2010. A renovação mais recente foi realizada em 2023 e tem validade até 2025. O documento atesta que o sistema de gestão da Cermoful está em conformidade com o padrão de qualidade. A certificação da Cermoful contempla questões como distribuição de energia elétrica, coleta de dados, apuração de indicadores e compensações relacionadas aos processos de continuidade da energia individuais e coletivos, prestação de serviços comerciais com prazos regulados, suspensão indevida e medição da tensão em regime permanente e tratamento de reclamações dos consumidores na área de permissão.