Daiana Carvalho / PMMF
Imunização pode ser realizada nas salas de vacinação em horário comercial, ou na UBS Central nas quartas-feiras até às 20h.
A exemplo dos demais municípios do país, inicia em Morro da Fumaça, nesta segunda-feira, dia 27, a campanha de vacinação contra a poliomielite. A ação acontece até o dia 14 de junho, e a expectativa é imunizar 95% das crianças entre um e menores de cinco anos, de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde catarinense.
Para a imunização, os pais devem levar as crianças a uma Unidade Básica de Saúde (UBS) com sala de vacina e ter em mãos a caderneta de vacinação. “A iniciativa tem como objetivo principal ampliar a cobertura vacinal em todo o Estado. Em Morro da Fumaça a meta é imunizar 1.256 crianças. Vale destacar que a UBS Central está atendendo com horário estendido até às 20h nos dias de semana e nas quartas-feiras uma vacinadora está disponível para ofertar atendimento no local”, pontua a secretária de Saúde, Lucelane de Souza Antunes.
Morro da Fumaça conta com sete salas de vacinação no município, instaladas nas Unidades de Saúde dos bairros Central, Distrito de Estação Cocal, Jussara, Graziela, Maccari, Naspolini e Mina Fluorita. “Além do atendimento nas unidades de saúde, no dia 8 de junho, será realizado o Dia D de vacinação contra a poliomielite. Durante o período da campanha, a equipe de Saúde também irá realizar ações extramuros nas unidades de ensino e também fará ações pontuais de vacinação nas comunidades mais distantes do município”, explica a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Kellen Vieira.
Atualmente, o país está em processo de transição para a substituição das duas doses de reforço da vacina oral poliomielite (VOP) para um reforço com vacina inativada poliomielite (VIP). Com base nisso a imunização deve ocorrer de acordo com o cronograma abaixo:
1ª dose – 2 meses (vacina VIP)
2ª dose – 4 meses (vacina VIP)
3ª dose – 6 meses (vacina VIP)
Crianças até 4 anos, 11 meses e 29 dias que já possuem essas três doses em dia devem tomar uma dose da vacina VOP, a vacina da gotinha.
Sobre a Poliomielite:
Doença viral altamente contagiosa causada pelo poliovírus, afeta principalmente crianças menores de cinco anos, mas também pode afetar indivíduos não vacinados de qualquer idade. As sequelas da poliomielite, também conhecidas como complicações pós-poliomielite, podem ser debilitantes e severas. Elas resultam principalmente da forma paralítica da doença e em casos graves pode evoluir a óbito, sendo a vacinação a principal forma de prevenção.