Geral

Governo de Morro da Fumaça autoriza início da etapa II da drenagem central

Governo de Morro da Fumaça autoriza início da etapa II da drenagem central
DAIANA CARVALHO / PMMF

Por meio do investimento de R$ 1.5 milhão, obra visa minimizar alagamentos na região central da cidade em dias com alto volume de chuva.

O Governo Municipal de Morro da Fumaça, autorizou nesta terça-feira, dia 21, o início da obra de implantação da etapa II da drenagem central. Com investimento de R$ 1.5 milhão, o projeto prevê a construção de mais de mil metros de rede de drenagem pluvial na parte urbana do município, que irá se conectar a drenagem da Rua Teresa Mariana de Jesus, realizada em 2023.

A benfeitoria irá substituir a antiga drenagem existente no trecho que corta a região Central da cidade, a atual rede pluvial não consegue dar vazão a água, em dias de precipitação intensa de chuva e em curto período de tempo. “Em dias em que o volume de chuva é alto acaba se formando pontos de alagamento nas imediações do Ginásio de Esportes Jorge Silva e na Rua Inocente Pagnan. Com essa obra vamos resolver essas questões e promover melhorias nas vias que compreendem o trecho”, pontua o prefeito, Agenor Coral.

Além de sanar os problemas detalhados pelo prefeito, a infraestrutura tem papel estruturante para a região central da cidade, para que em seguida possa ser executada a implementação do Parque Linear que está em fase de licitação. “O Parque Linear irá requalificar toda a região central da cidade em torno do trilho da FTC [Ferrovia Tereza Cristina], por meio da construção de um binário, ampliação do número de vagas de estacionamento e de um amplo espaço dedicado à promoção da qualidade de vida da população. Por meio do investimento, a cidade vai passar a ter um espaço comunitário para a prática de esportes, turismo e lazer bem no coração da cidade”, destaca o vice-prefeito, Eduardo Sartor Guollo.

Maior que a etapa anterior, a segunda etapa da drenagem tem como ponto de partida o entroncamento da Rua Teresa Mariana de Jesus, cortando a Rua 20 de Maio, percorrendo a Rua Ângelo Serafim, seguindo pelas ruas Deputado Antonio Guglielmi Sobrinho, passando pela Rua Ítalo Primo Naspolini, até a Avenida Inocente Pagnan. A planta esquemática da obra também prevê a drenagem da Rua Prefeito Paulino Bif, que corta a cidade, em paralelo a Rua Deputado Antonio Guglielmi Sobrinho até se conectar a Rua Ângelo Serafim.

Para minimizar os transtornos causados à população a obra será executada em etapas. “Vamos avançar quadra a quadra, de modo a minimizar os impactos à população e gerar o menor transtorno possível aos comerciantes da cidade. No decorrer dos próximos dias iremos realizar um reunião com os moradores para detalhar o projeto e orientar sobre as interdições”, explica o secretário de Infraestrutura, Natan Felipe Souza.

As intervenções previstas no projeto serão desempenhadas pela empresa NCC Engenharia e Construção LTDA, com acompanhamento do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae). O recurso utilizado para a consolidação da infraestrutura é oriunda de emendas parlamentares destinadas pela ex-deputada federal, Angela Amin e pelo senador, Esperidião Amin, viabilizadas por intermédio dos vereadores progressistas, Simoni Cechinel de Almeida Brina, Ricardo Guedin e Jerson Maragno.

Topo