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Lançamento do Place Branding marca abertura das atividades da 12ª Maggiofest

Lançamento do Place Branding marca abertura das atividades da 12ª Maggiofest
Daiana Carvalho / PMMF

Posicionamento é resultado de estudo realizado em parceria com o Sebrae, com o objetivo de fortalecer e evidenciar a identidade e os potenciais econômicos da cidade.

Ao dar início o cronograma de atividades da 12ª Maggiofest, a Administração Municipal de Morro da Fumaça, em parceria com o Sebrae, realizou na noite desta terça-feira, dia 14, no Salão Paroquial da Igreja Matriz São Roque, o ato de Lançamento do Place Branding da cidade.

A iniciativa está atrelada às ações de desenvolvimento econômico idealizadas para o município. Por meio da marca de território espera-se promover a singularidade do território fumacense e potencializar os vetores econômicos da cidade. “Essa marca sintetiza um amplo estudo realizado em nosso município para nos auxiliar a reforçar a economia local, criar o senso de pertencimento, possibilitar a atração de investimentos, talentos, visitantes e, acima de tudo, contribuir significativamente com a melhora da qualidade de vida das pessoas”, pontua o vice-prefeito, Eduardo Sartor Guollo.

Por meio do posicionamento diversas ações estão sendo executadas com o objetivo de gerar valor constante à cidade. Henrique Raldi, coordenador de Desenvolvimento Econômico de Morro da Fumaça, explica de forma prática uma das contribuições da marca. “Morro da Fumaça dispõe de diversos potenciais turísticos, o trem passando no Centro da cidade, os produtos coloniais conhecidos regionalmente, lavandário, laticínio, sítios e cada um atuava individualmente. Hoje, conseguimos promover uma integração entre as partes, estruturamos uma rota turística, e todos trabalham juntos com o objetivo de fortalecer uma marca única que traz benefícios a todos”, detalha.

O exemplo destacado acima deve ser seguido em diversos outros segmentos. A consultora do Sebrae/SC, Gisella Simões, esclarece que o place branding de Morro da Fumaça envolve representantes da sociedade civil na compreensão de como se deseja que a cidade seja percebida interna e externamente. “É um trabalho de resgate e ao mesmo tempo de construção. O que nós queremos que as pessoas falem de nós, começando pelo próprio morador que na nossa avaliação precisa ser o principal embaixador desse projeto. É o morador que sente orgulho de onde vive, empreende, estuda, onde tem a sua família e suas raízes”, descreve.

A elaboração da marca de lugar contou com a participação de dezenas de representantes da sociedade civil e organizada que, desde março de 2023, se uniram para estruturar o posicionamento. Por meio da iniciativa foi identificado quais são os grupos de interesse que interagem com a cidade e montado um plano de ação que deverá ser implementado em curto, médio e longo prazo para a disseminação e consolidação da marca. “Ver o resultado desse esforço se concretizando é muito gratificante. Esse momento simboliza o início de uma nova fase que deve resultar em bons frutos para o nosso município”, destaca o prefeito, Agenor Coral, durante a solenidade.

A marca

A composição do Place Branding leva em consideração diversos dados e informações reunidas durante o estudo de campo. “Foi observado que Morro da Fumaça é uma cidade próspera, mas ao mesmo tempo tranquila, dois valores que parecem bastante antagônicos, mas que representam a cidade. Com base nisso, foi construído o slogan ‘Onde prosperidade e tranquilidade se encontram’. Morro da Fumaça é uma cidade que tem uma perspectiva de futuro, uma visão de médio e longo prazo, tem uma prosperidade instalada, mas não perdeu aquele jeito de ser de cidade de interior, cidade gostosa de se viver, cidade que tem serenidade, tranquilidade. Então é essa mensagem que a gente quer fazer chegar nos nossos diferentes grupos de interesse”, detalha a consultora do Sebrae.

A logomarca em si, é resultado do somatório das iniciais M + F, com a representação conceitual do morro que dá nome ao município, dos tijolos produzidos no município, e do aspecto afetivo em relação à cidade representado por um coração. Além da marca padrão, com a combinação das cores laranja, vermelho e lilás, o material terá quatro versões específicas idealizadas para os segmentos de inovação, experiência, negócios e bem-estar.

Entre todos os integrantes da comissão idealizadora do Place Branding, foram escolhidos representantes para assumir a tutela da marca. Com base nisso, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e Associação Empresarial de Morro da Fumaça (Acimf) foram eleitas para ser guardiões da marca. Os guardiões serão os responsáveis por facilitar o acesso à marca quando solicitado a inclusão dela em produtos e serviços da cidade.

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