Gabriela Recco / Foto: divulgação
A solidariedade diante das enchentes no Rio Grande do Sul tomou proporções inimagináveis e muitas pessoas têm encontrado maneiras de minimizar o sofrimento do estado vizinho. O fumacense, Danilo Viana, que é socorrista do Samu de Morro da Fumaça, com uma vasta experiência em atendimentos de urgência e emergência, viajou na madrugada deste domingo (5) para Porto Alegre.
Juntamente com um grupo de seis voluntários, ele foi ajudar no salvamento de pessoas ilhadas na região metropolitana da capital gaúcha. Eles imediatamente começaram os atendimentos no Bairro Sarandi, um dos mais afetados. O grupo está com jet-ski, botes infláveis e a motor e toda a estrutura necessária para os salvamentos.
“Só chegamos aqui e já fomos para a água, porque tinha uma senhora pedindo ajuda para tirar os pais idosos. Aqui está um desastre, um dilúvio. Muito triste de se ver. Casas debaixo da água, algumas só conseguimos enxergar os telhados. Estamos tirando muitos idosos e crianças. Tinha um cachorro em cima de um tanque de gasolina que também socorremos”, explica Viana, que permanece até esta segunda-feira (6) ajudando nos resgates.