Educação

No Dia Nacional do Livro Infantil, escolas de Morro da Fumaça dão início ao Projeto Leitura em Foco

No Dia Nacional do Livro Infantil, escolas de Morro da Fumaça dão início ao Projeto Leitura em Foco
Daiana Carvalho / PMMF

Iniciativa prevê a realização de diversas atividades voltadas ao aprendizado lúdico e autônomo por meio da leitura.

As escolas de Ensino Infantil e Fundamental da Rede Municipal de Morro da Fumaça deram início à execução do Projeto Leitura em Foco. A iniciativa tem como objetivo despertar nos alunos o gosto pela leitura e escrita, com a realização de diversas atividades voltadas à leitura.

As primeiras ações do projeto estão sendo realizadas nesta semana, em alusão ao Dia Nacional do Livro Infantil, celebrado nesta quinta-feira, dia 18. Para marcar a data, as escolas foram decoradas com elementos ligados ao Sítio do Picapau Amarelo, obra de Monteiro Lobato, tema escolhido para o lançamento do projeto.

“Nosso propósito é despertar nos alunos o gosto pela leitura, possibilitando aos mesmos a revelação de talentos, a partir das leitura de historias e da vivência de novas experiências e sentimentos. No dia de hoje, por exemplo, os estudantes fizeram uma série de apresentações voltadas ao Sítio do Picapau Amarelo. Vestiram-se de Visconde de Sabugosa, de Emília e de outros personagens da obra, e com diversas outras temáticas.”, pontua a secretária de Educação, Greicy Zaccaron.

O projeto contempla, aproximadamente, 3 mil educandos. As escolas montaram espaços de leitura e no decorrer do restante do ano letivo, os professores farão a seleção de alguns escritores para trabalhar. Autores fumacenses serão convidados a visitar as escolas para falar de suas obras e da trajetória de escrita de um livro, até a publicação. O cronograma de atividades também prevê a realização de piquenique literário e a customização de um passaporte da leitura no qual será registrado o nome de cada obra que o aluno ler.

“O objetivo primordial do nosso projeto é criar um ambiente propício para o desenvolvimento das habilidades de leitura e compreensão, ao mesmo tempo que fortalece os laços familiares por meio das tarefas extraclasse propostas. Reconhecemos que os pais desempenham um papel importante no desenvolvimento das habilidades de leitura de seus filhos e, portanto, buscamos capacitar e envolver ativamente os pais em atividades que promovam a leitura em casa”, relata a coordenadora pedagógica e idealizadora do projeto, Valdete Guollo Salvan.

Nos Centros de Educação Infantil (CEIs) a data também não passou despercebida e diversas atividades foram organizadas. O CEI Estação Criança, com o apoio dos profissionais da unidade de ensino, por exemplo, reorganizou o espaço de leitura, facilitando um ambiente dedicado às experiências com os livros.

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