Geral

Equipe Cermoful recebe nova capacitação para operação de Subestação 69 KV

Equipe Cermoful recebe nova capacitação para operação de Subestação 69 KV
KENIA PACHECO / CERMOFUL

Segurança e eficiência operacional são prioridades na Cermoful Energia. E para manter esse padrão, a cooperativa realiza durante toda esta semana um curso que tem como objetivo principal fornecer aos participantes os conhecimentos essenciais para a operação da Subestação 69 KV CERMOFUL– CMV.

O intuito é reforçar o compromisso com a reciclagem de conhecimento da equipe, relata a responsável pelo setor de Recursos Humanos, Daiane Rocha. Segundo ela, o curso vai contar com uma carga horária de 40 horas, divididas em teoria e prática, onde os participantes terão a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos em sistemas elétricos, tecnologia e operação dos equipamentos, bem como em manobras operacionais e noções funcionais do sistema de proteção.

O engenheiro eletricista, Samuel Sartor, afirma que entre os assuntos abordados no curso, estão a compreensão do Sistema Interligado Nacional (SIN), a atuação da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e do Operador Nacional do Sistema (ONS), além do contexto do Sistema Elétrico de Santa Catarina.

Além disso, o engenheiro explica que o destaque fica por conta do treinamento prático e operacional com os operadores realização de manobras com religadores, disjuntores, transformadores e bancos de capacitores, além abordagem das estratégias de proteção para alimentadores, linhas de transmissão, transformadores, bancos de capacitores, chaves de bloqueio e a comunicação com o Centro de Operação da Distribuição (COD). “A capacitação dos operadores de subestação é essencial não apenas para garantir o funcionamento adequado dos equipamentos, mas também para assegurar a confiabilidade do fornecimento de energia elétrica para a comunidade”, garantiu Sartor.

O presidente da Cermoful Energia, pontua que o foco da cooperativa vai além do serviço prestado de qualidade. “Priorizamos a segurança operacional e o constante aprimoramento dos profissionais que atuam na linha de frente da cooperativa”, pontuou o presidente.

Topo