ASSESSORIA CEC / FOTOS: CELSO DA LUZ
O Criciúma é o grande bicampeão Catarinense. O Tigre conquistou o título pelo segundo ano consecutivo ao empatar com o Brusque no estádio Heriberto Hülse no jogo da volta da decisão pelo placar de 1 a 1. O gol carvoeiro que garantiu a taça do centenário do estadual foi marcado pelo volante Meritão, nos minutos iniciais. Na partida de ida, disputada no estádio Dr. Hercílio Luz, em Itajaí, o Tigre venceu o adversário do Vale pelo placar de 2 a 1 com gols de Tobias Figueiredo e Fellipe Mateus.
As equipes disputaram o título pelo segundo ano consecutivo. Dessa vez, o Tigre garantiu o bicampeonato e o seu 12º título sendo o líder de ponta a ponta. O Majestoso recebeu mais de 18.500 Torcedores, o recorde de público do Campeonato Catarinense 2024. A torcida carvoeira demonstrou todo o seu fanatismo e amor pelo clube comparecendo em grande número durante toda a competição. Dos dez maiores públicos da edição de 100 anos do Catarinense, o Heriberto Hülse esteve em sete deles.
A conquista garantiu ao técnico Cláudio Tencati o mérito de ter sido o primeiro comandante a ser bicampeão Catarinense pelo Tigre. A partida decisiva também reservou uma comemoração individual ao técnico. Ele se tornou o terceiro treinador com mais jogos no comando do Criciúma. Desde a reta final do Campeonato Brasileiro da Série C, em 2021, quando conseguiu o acesso para a Série B, até o título estadual deste ano, Tencati atuou em 134 jogos no clube, passando então Zé Carlos com 133 partidas.
Antes da bola rolar, o clube preparou uma série de atividades no pátio do Majestoso para agitar a torcida que chegou cedo ao estádio. O pré-jogo contou com música ao vivo e diversas ações da Estrela Bet. A festa do título também ocorre no pátio do Heriberto Hülse e conta com trio elétrico e bandas.
CAMPANHA VITORIOSA
O Tigre foi o líder da primeira fase de ponta a ponta, desde a vitória contra o Figueirense na estreia pelo placar de 4 a 1 até a 11ª rodada, quando venceu a Chapecoense por 2 a 0 no Heriberto Hülse. Com 25 pontos somados, foram oito vitórias, um empate e apenas duas derrotas, fechando a primeira fase com 75% de aproveitamento.
Nas quartas de final o Tigre enfrentou o Hercílio Luz. No jogo de ida, em Tubarão, empate em 1 a 1. No jogo da volta os carvoeiros venceram por 2 a 1 e o goleiro Gustavo defendeu uma cobrança de pênalti nos minutos finais da prorrogação.
Nas semifinais o adversário foi o Barra. Após o resultado negativo por 2 a 1 no jogo de ida, em Itajaí, o Tigre venceu pelo mesmo placar em casa. Nas penalidades, Gustavo defendeu duas cobranças e Eder converteu, garantindo o Criciúma novamente na decisão.
A final contra o Brusque foi uma reedição do Catarinense 2023. Os carvoeiros venceram o jogo de ida, que ocorreu em Itajaí, por 2 a 1 com gols do zagueiro Tobias Figueiredo e do meia Fellipe Mateus, garantindo uma boa vantagem para a grande decisão no Majestoso. O Criciúma ainda teve 26 gols marcados e somente 14 sofridos em todo Campeonato Catarinense.