Daiana Carvalho / PMMF
Prêmio valoriza a qualidade dos serviços prestados aos empresários locais.
Implantada, em 2021, pela Administração Municipal, a Sala do Empreendedor de Morro da Fumaça chega aos três anos de atividade com mais um título de reconhecimento. Nesta semana, o serviço recebeu, pela segunda vez, o Selo Sebrae de Referência em Atendimento.
A honraria valoriza a qualidade dos serviços prestados aos empresários locais e analisa questões como: qualidade no atendimento, gestão, ambiente de negócios, oferta de soluções, infraestrutura, presença digital e capilaridade. “É resultado de uma avaliação desses critérios estruturantes, em relação às necessidades das pessoas atendidas. Por meio de um sistema de pontuação que avalia cada quesito a fim de aferir a qualidade dos atendimentos e serviços prestados. A Sala do Empreendedor de Morro da Fumaça foi agraciada com o troféu Selo Prata, atribuído quando a somatória da nota fica entre 81 e 89 pontos”, explica o coordenador de Desenvolvimento Econômico de Morro da Fumaça, Henrique Raldi.
As Salas do Empreendedor são locais de atendimento que tem como principal papel facilitar os processos de abertura, regularização e baixa de empresas, e a oferta de serviços exclusivos aos Microempreendedores Individuais (MEI). O prefeito interino, Eduardo Sartor Guollo, destaca o protagonismo do serviço para o desenvolvimento econômico do município.
“Esta premiação enaltece e valoriza o trabalho que vem sendo executado pela equipe. A formalização contribui para a legalização das empresas e o incremento econômico de Morro da Fumaça. A Sala do Empreendedor vem sendo fundamental para tirar da informalidade os empreendedores que investem em nossa cidade, gerando emprego e renda. Por outro lado, é responsável pelo apoio aos empresários para a manutenção dos seus negócios, através de consultorias gratuitas e vantagens econômicas”, detalha.
A Sala do Empreendedor, e responsável por oferecer informações para abertura de empresas, formalização de microempreendedores individuais (MEI), emissão de alvará, certidões e guias diversas, declaração anual, auxílio para emissão de notas fiscais, apoio, divulgação e incentivo para a participação das micro e pequenas empresas do município nas compras governamentais, orientação e auxílio na parte burocrática e documental para processos licitatórios, cursos, capacitações e consultorias. “O município tem números muito positivos na parte da desburocratização e na parte de compras públicas com o aumento de compras locais. Foi realizado um trabalho de resgate da história e do orgulho de Morro do Fumaça, através do Place Branding, que ainda vai ser apresentado para a sociedade. Há uma crescente na procura da sala, na efetividade, e isso nos leva a planejar uma ampliação de atendimento para responder com ainda mais qualidade o cidadão, como a parte de apresentar o que tem de oportunidade para o investimento e colocar parceiras”, pontua o analista de projetos do Sebrae, João Alexandre Guze.
Atualmente, o município contabiliza 1.175 MEIs registrados, 2.385 empresas ativas e 1.210 empresas de pequeno, médio e grande porte. Considerando dados do ano de 2020, a cidade apresenta um crescimento de 40% no número de CNPJs (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica) ativos. “Conseguimos reduzir o tempo de abertura das empresas de 6 dias e 23 horas para 24 horas. O nosso trabalho é voltado ao sucesso do empresário, e vem dando certo. De 1.700 CNPJs ativos, em 2020, hoje estamos com 2.385”, pontua Raldi.
O serviço está localizado na Sede Administrativa II da Prefeitura Municipal, no Edifício Comercial San Valentin, na avenida Inocente Pagnan, Centro. O horário de atendimento do local é de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas. O telefone para contato é o (48) 3434-6153.