Daiana Carvalho / PMMF
Trecho recebeu investimento de aproximadamente R$ 3 milhões para asfaltamento e a implantação de sistema de drenagem subterrânea e superficial.
Nesta segunda-feira, 11, ocorreu a liberação do tráfego no trecho fumacense da rodovia Líbero Fortunato Bortolatto, situada na localidade de Linha Cabral, em Morro da Fumaça. A via acaba de receber o investimento, aproximado, de R$ 3 milhões, que foram aplicados pelo Governo Municipal para a execução da pavimentação asfáltica e implantação de sistema de drenagem subterrânea e superficial.
O projeto de pavimentação compreende 1.6 quilômetro de extensão e foi executado em três etapas. “Primeiramente executamos o trecho próximo ao limite com Criciúma, depois a parte próximo a Cocal do Sul, com a implantação de aduelas, e por último a parte intermediária entre os dois trechos iniciais. Toda a extensão recebeu a implementação de dutos de drenagem subterrânea para o escoamento da água pluvial dos terrenos que margeiam a via e calhas de drenagem superficial”, explica o secretário de obras, Natan Felipe Souza.
Considerado um importante elo logístico para a região carbonífera, a via conecta as cidades de Morro da Fumaça, Cocal do Sul e Criciúma. “É uma obra muito aguardada. Com ela a comunidade local passa a ter mais qualidade de vida, fica livre dos problemas associados às estradas de chão e toda a região passa a contar com mais uma alternativa totalmente asfaltada para trafegar com mais agilidade e segurança”, pontua o prefeito em exercício, Eduardo Sartor Guollo.
O trecho já se encontra totalmente sinalizado vertical e horizontalmente. Conforme regulamentado por meio de decreto nº 046/2024, o tráfego de caminhões bitrem e rodotrem é proibido no local. “A via já recebeu as placas de sinalização e a fiscalização será realizada por meio do sistema de videomonitoramento da Polícia Militar”, esclarece o coordenador do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), William Bruning.
Iniciada em setembro de 2023, a obra está sendo entregue dentro do prazo estimado pela equipe de obras do município. Caroline Crozeta Deghenhard, engenheira civil responsável pela fiscalização da execução do projeto, destaca que a obra à medida que foi avançando passou por implementações para aumentar a vida útil do pavimento e melhorar a segurança da via.
“Foi necessário realizar o rebaixamento para eliminar pontos cegos e também a substituição do solo inservível para a aplicação da base, sub-base e por fim a pavimentação, com isso aumentamos a segurança da via e ampliamos a durabilidade do asfalto. Nosso objetivo era concluir em menor tempo, entretanto fomos surpreendidos pelas adversidades climáticas, tivemos bastante chuva e em grande quantidade em alguns períodos, mas conseguimos superar essas adversidades e finalizar dentro do cronograma”, detalha Caroline.
A obra foi executada pela empresa NCC Engenharia e Construção Ltda, vencedora do processo licitatório.