Assessoria de Imprensa
Professor Ronaldo Mota proferiu palestra que abriu oficialmente a Formação Permanente da Universidade visando o ano letivo de 2024.
“Quem mudou não foi a educação, quem mudou foi o mundo. E a educação não tem outra maneira a não ser se adaptar”. Essas são algumas das inúmeras ponderações do professor e diretor-secretário da Academia Brasileira de Educação, Ronaldo Mota, em palestra proferida aos docentes da Unesc na noite desta segunda-feira (19/02). No encontro, que abriu oficialmente a Formação Permanente de Docentes 2024 na Unesc, Mota provocou reflexões sobre os novos tempos do ensino que se depara com o crescimento da tecnologia. A palestra “Tecnologias Digitais e Educação Contemporânea” faz parte da programação preparada pela Universidade com ações iniciadas no dia 15 de fevereiro que seguem até o dia 23.
“Eu não gosto de usar jargão, mas acabo citando este: aprender a aprender neste mundo contemporâneo vai ser mais relevante do que aprender. Aprender está associado a um domínio de conteúdo, técnicas e procedimentos e é fundamental que nós, educadores, saibamos dosar no ato de transmitir conhecimento”, cita Mota.
Para ilustrar as palavras, o palestrante apontou transformações em curso atualmente como Inteligência Artificial, Deep Learning, Machine Learning, entre outros. “Estas tecnologias não estão sendo produzidas em campos nenhum, pelo contrário, estão invadindo campos”, afirma.
A Formação Permanente de Docentes 2024 está programada para os dias 15 e 19 a 23 de fevereiro de 2024, com inscrições abertas a todos os professores da Instituição por meio do link www.even3.com.br/formacao-permanente-de-docentes-20241-422232/.
Boas-vindas
A noite desta segunda-feira, que teve a palestra de Ronaldo Mota, que também é professor aposentado da Universidade Federal de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, foi voltada aos professores que lecionarão para os acadêmicos da 1ª a 5ª fase dos cursos de graduação presenciais.
“É tão bonito ver o auditório cheio de profissionais com muita energia. Nos últimos anos nós viemos cocriando um programa que tem apresentado diferentes dimensões acadêmicas para que o nosso corpo docente possa experienciar um pouco daquilo que vai ser trabalhado durante o semestre. Além de toda a programação formativa, em 2024 encerramos a construção do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Unesc, mas, sobretudo, é o ano do recredenciamento institucional. Esse é um momento que faz com que nós todos trabalhemos de modo colaborativo para que, ao fim do processo, olhemos para trás e vejamos quantas coisas nós fizemos juntos”, enfatiza a pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação da Unesc, Gisele Coelho Lopes.
“Cumprimento a todo o corpo docente que retornou à casa. É ótimo reencontrá-los e perceber que todos nós compartilhamos experiências de 2023 e que possamos, juntos, compartilhar os desafios, mas também as conquistas de 2024. Portanto, gostaria de dizer que este ano teremos desafios sim, mas também muitas conquistas coletivas”, acrescenta.
Preparando a terra
O diretor de Ensino Presencial, Marcelo Feldhaus, fez uma analogia para descrever a importância da formação continuada. Para ele, este é um tempo para preparar a terra para um novo começo. “Começo de um ciclo para quem inicia a profissão docente. Início de novas perspectivas para quem assume a possibilidade de transitar em diferentes espaços. E essa terra precisa estar preparada para que possamos, dentro do processo de formação, conduzir os estudantes do melhor modo possível. Professores felizes, satisfeitos, são pontapé fundamental para que o processo se construa de maneira efetiva”, cita.
“Além dos saberes especializados da nossa área específica de formação, que são os saberes docentes, falamos de avaliação, metodologias de aprendizagem, como ensinar, como aprender, entre outros. Então a formação tem o intuito de levantar temas que não estão necessariamente na minha área específica de atuação, mas que faz transversalmente a discussão dos saberes pedagógicos, dos conhecimentos da pedagogia universitária”, pontua Feldhaus.
Graduação Multi
Ainda dentro da formação permanente, no dia 15 de fevereiro, os professores da Unesc iniciaram o planejamento para continuidade da implementação dos novos currículos dos cursos que integram a Graduação Multi, projeto pedagógico lançado em 2021 e aplicado desde 2022. Esta modalidade de ensino, voltada à graduação presencial, tem a finalidade de oferecer aos estudantes uma formação pautada na experiência, os preparando para atuar em uma sociedade cada vez mais complexa e interconectada.
“Digamos que estamos atingindo a adolescência da Graduação Multi. Uma fase muito boa, mas também perigosa porque, às vezes, podemos achar que já sabemos tudo. Então é um ótimo momento para os nossos professores e coordenadores participarem desta formação para aprimorarmos ainda mais o que queremos entregar, o que de fato a cada semestre é essa formação baseada na experiência”, salienta a pró-reitora de Ensino, Graziela Amboni.
Há 15 anos na Universidade, o pró-reitora de Administração e Finanças (Proaf), José Otávio Feltrin, salienta que sempre saiu das formações continuadas com um novo aprendizado. “Parabéns para a Assessoria Pedagógica por organizar a formação que é uma preparação, uma semente para o que iremos fazer no semestre”, ressalta.
Projeto Pedagógico Institucional
Além da Graduação Multi, os profissionais da Unesc iniciaram um amplo debate em torno do Projeto Pedagógico Institucional (PPI), que tem como eixo central a aprendizagem pela experiência. “Nós teremos um momento especial nesta semana que será o fórum para validação das políticas institucionais para o qual todos estão convidados, pois a validação por todos nós é significativa para levarmos a documentação aos conselhos e, assim, aprovar nos próximos meses”, comenta Gisele.
Já a pró-reitora de Ensino, Graziela Amboni, reforça também o convite para a participação da consulta do PDI. “As oficinas e os fóruns são momentos para dizer com o que concordamos, o que pensamos, além de trazermos novas ideias”, observa.
Oportunidade para ingressar na sonhada graduação
Como uma Instituição completa para oferecer a excelência em todos os âmbitos de atuação, a Unesc está preparada para receber os novos acadêmicos. As matrículas para os cursos de graduação da Universidade estão abertas aos interessados em ingressar já em fevereiro.
Para iniciar o sonho de cursar uma graduação na Unesc não é necessário realizar vestibular, com exceção do ingresso no curso de Medicina. Basta ter histórico escolar em mãos, documentos de identidade e o desejo de dar o primeiro passo. Para posteriormente concorrer a bolsas de estudo, entre elas do programa estadual Universidade Gratuita, é necessário que o estudante já esteja matriculado, ou seja, é importante que garanta a vaga no curso desejado.
Na página unesc.net/graduação é possível acessar todas as opções em graduação presencial e os diferenciais de cada um. Mais informações sobre ingresso podem ser obtidas pelo contato (48) 9 9915-0433.