KENIA PACHECO / CERMOFUL
Detalhes sobre o ingresso da Cermoful no mercado livre de energia foram discutidos em reunião entre as diretorias da cooperativa e da empresa Electra Energy, na sede da Cermoful, em Morro da Fumaça. A Electra apresentou as melhores condições e venceu o leilão realizado em setembro pela Cermoful para a definição da empresa fornecedora de energia no mercado livre de energia.
Conforme definido no edital do leilão, o fornecimento será a partir de outubro de 2024, devido ao tempo necessário de carência para o fim do contrato com a Celesc, atual fornecedora de energia da Cermoful. Segundo José Lima, gerente administrativo, o contrato entre a Cermoful e a Electra já foi assinado e homologado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Para o presidente da Cermoful, Rudy Recco, o ingresso no mercado livre de energia será um marco na história de 60 anos da cooperativa. “Nós abriremos um grande leque de possibilidades, isso vai reduzir os custos, vamos economizar, sem perder a qualidade, pelo contrário. E tudo isso será revertido para o nosso associado”, afirmou Recco.
Como o nome já diz, o mercado livre de energia é um ambiente de negócios que permite a compra de energia diretamente com geradoras ou comercializadoras, em vez de comprar da distribuidora local, como acontece no atual modelo. A possibilidade de escolher entre uma variedade de fornecedores resulta em melhores oportunidades de negociação e, consequentemente, preços mais baixos.
Com sede em Curitiba, a Electra Energy tem mais de 20 anos de mercado, é uma das maiores comercializadoras de energia do Brasil e uma das maiores empresas da região Sul. Estiveram presentes na reunião na Cermoful o diretor-presidente da Electra, Claudio Alves, a vice-presidente de Comercialização, Angela Saraiva, e a analista de Gestão de Clientes, Cassiana Unruh.