Geral

Os bastidores do sucesso do Natal de Morro da Fumaça

Os bastidores do sucesso do Natal de Morro da Fumaça
Daiana Carvalho / PMMF

Decoração artesanal e diferenciada em cada edição, encanta visitantes e reduz gastos de recurso público.

Preservar o encantamento do Natal, sem empregar grande volume de recurso público, este é o lema que a equipe do Departamento de Cultura e Turismo de Morro da Fumaça observa, anualmente, para garantir que a Vila Natalina encante os visitantes, sem onerar os cofres do município. Com esse pensamento, um amplo trabalho de reaproveitamento é realizado durante todo o ano. Tecidos, bobinas de papelão, caixas, madeira, fitas, papéis e diversos outros itens são arrecadados e transformados em decoração.

Neste ano, o visitante que passar pela Vila Natalina fumacense, vai encontrar a Casa do Bom Velhinho totalmente diferente das demais edições. O trenzinho, que no ano passado tinha os vagões abertos, agora está com nova roupagem, revestido com material plástico colorido e transparente. A estrutura circular que deu origem à casa de gelo, no último ano, era uma bola natalina gigante. O saco do Papai Noel, de 2022, hoje, está dividido em várias partes, enfeitando o lombo das renas. Um minucioso trabalho manual e de criatividade que permite ao município economizar, sem comprometer o espetáculo que a época exige.

“É algo pensado e executado, mês a mês, para que chegando neste período a gente possa fazer um belo Natal. Se não for dessa forma, teríamos poucos atrativos, porque ficaríamos dependentes da aplicação de recursos que o município não tem para gastar. Felizmente contamos com uma equipe muito engajada com o projeto”, explica a responsável pelo Departamento de Cultura e Turismo, Rosangela Pagnan Maragno, a Danda.

Além do aspecto financeiro, a decoração natalina fumacense também leva em consideração a sustentabilidade. “O que a natureza iria sofrer para absorver, a gente transforma em beleza. As bobinas de papelão viram bonecos, velas e diversos outros artigos. Os ferros de sustentação de placas, que foram substituídos, são transformados em novas estruturas, como a cadeira da Mamãe Noel, por exemplo. Um sofá velho, hoje figura como um trenó. Os papéis já utilizados, que antes iam para o lixo, agora vem para cá e são aproveitados para fazer o revestimento das estruturas. Pensando em gerar menos impacto ao Meio Ambiente, a cola que utilizamos é feita com farinha de trigo”, detalha Danda.

O esforço empregado pelos cinco integrantes do departamento, aliado ao apoio de alguns voluntários, a cada Natal, vem se mostrando mais elaborado e encanta quem visita a cidade. No último domingo, 19, durante a abertura da programação natalina, o município recebeu público recorde comparado às demais edições do evento. Aproximadamente 5 mil pessoas lotaram o Centro da cidade para acompanhar os shows e prestigiar a abertura da Vila Natalina.

“O nosso objetivo é conseguir proporcionar a todos um belo espetáculo natalino, mas sempre com um diferencial, preservando a magia do Natal, e fugindo dos enfeites convencionais. A alegria das crianças ao entrar na Vila é contagiante e é esse sentimento que nos motiva. Elas entram no clima natalino, dá para ver o brilho nos olhos, no abraço sincero quando interagem conosco”, compartilha Danda.

Por meio da estratégia adotada, desde 2017, o município conseguiu chegar ao índice de 80% de redução do valor a ser investido em decoração natalina. Atualmente, o Governo Municipal aplica recursos somente em serviços como aluguel de tenda, iluminação, estrutura de som e banheiros químicos, contratação de shows e na compra de ferro de construção para a customização de determinadas estruturas.

“Durante esses sete anos, através da Administração do prefeito, Noi e do Eduardo, conseguimos implementar diversas melhorias. Atualmente,  contamos com a estrutura de um pavilhão [atual sede do departamento] a nossa disposição, um espaço que tem facilitado muito o nosso trabalho, seja para a rotina de criação dos artesãos, transporte e montagem dos equipamentos, bem como o recebimento dos materiais doados”, comemora Danda, ao compartilhar que em breve o local irá contar com um museus de itens antigos.

Aberta todos os dias para visitação, das 18h às 21h30, a Vila Natalina de Morro da Fumaça, neste ano, conta com chuva de neve, a presença diária do Papai Noel na casa iluminada, montada nas dependências da Casa da Nonna, uma réplica de balão de balonismo, conjunto de rena e trenó, trenzinho, presépio, iglu do urso polar, réplicas gigantes do Papai e da Mamãe Noel, árvores natalinas, e um espetáculo à parte das luzes instaladas nos principais pontos da Vila e da área central da cidade.

“Morro da Fumaça é uma cidade próspera, que vem apresentando um desenvolvimento constante, mas que não perde a sua essência. O nosso Natal é pensado para que as pessoas possam curtir em família e resgatar o sentimento mágico desta época. Estamos muito felizes em constatar que esse cuidado vem dando resultados positivos e agradando a população”, pontua o prefeito, Agenor Coral.

A programação natalina do município se estende até o dia 17 de dezembro com um cronograma que contempla a participação da comunidade escolar do município, entidades regionais, shows e atrações culturais.

Topo