Daiana Carvalho / PMMF
Recipientes foram instalados no corredor da galeria do Edifício San Valentin, sede temporária da Prefeitura.
Com o objetivo de reduzir o descarte incorreto de itens que não apresentam mais condições de uso, a Fundação Municipal do Meio Ambiente de Morro da Fumaça (Fumaf) instalou novos pontos de coleta para a destinação correta de rejeitos. Os recipientes para armazenamento do material estão à disposição da população, em frente a Fundação, no Edifício San Valentin, sede temporária da Administração Municipal.
A iniciativa, conforme a engenheira ambiental e Diretora da Fumaf, Silvia Sartor Roseng, visa evitar que substâncias nocivas à fauna e a flora sejam liberadas de forma deliberada na natureza. “O descarte correto de pilhas e baterias é de extrema importância para o meio ambiente e para a saúde humana. Esses itens contêm substâncias tóxicas, como mercúrio, chumbo, cádmio e níquel, que podem contaminar o solo, a água e o ar caso sejam descartados de forma inadequada. O chumbo, por exemplo, pode causar danos ao sistema nervoso, afetar o desenvolvimento de crianças e causar problemas cardiovasculares em adultos”, destaca.
Entre os materiais que podem ser descartados no novo ponto de recolhimento estão: de escrita, esponjas, pilhas e baterias. As escolas: Vicente Guollo, Pietro Maccari, Maurina de Souza Patricio, Olívio Recco e Interação também serão incluídas no programa dentro dos próximos dias. Além da coleta dos itens citados acima, no hall de entrada do prédio San Valentin, já existe um ponto de coleta de eletrônicos e lâmpadas.
Os materiais arrecadados serão destinados a empresas parceiras que fazem a reciclagem ou logística reversa dos respectivos itens. O volume arrecadado no decorrer do ano gera créditos a serem destinados para instituições de caridade do município. As embalagens utilizadas para o armazenamento dos materiais foram disponibilizadas pela empresa parceira, PalmaSul, a única empresa do município que possui o Selo Verde.