Daiana Carvalho / PMMF
Medida se faz necessária devido a atualização do sistema de cadastros da Polícia Científica.
A emissão de novas identidades (RG) estará suspensa em diversos municípios de Santa Catarina, incluído Morro da Fumaça, no decorrer da próxima semana. A suspensão temporária se deve à implantação do novo sistema utilizado pelo setor de identificação do Estado.
De acordo com comunicado expedido pelo órgão, entre os dias 30 de outubro e 1º de novembro, as agendas nos postos de identificação civil foram bloqueadas a fim de evitar inconsistências durante o processo. “Neste intervalo, apenas algumas unidades selecionadas executarão os cadastros em um ambiente de teste (piloto). Isso é crucial para garantir que o novo sistema esteja funcionando conforme o esperado antes de sua implantação completa”, destaca um trecho do ofício.
A implantação do Sistema B-Cadastros, de acordo com a Polícia Científica, trará melhorias para os procedimentos de registro e identificação, com o intuito de proporcionar mais eficiência e precisão ao trabalho.
Em função do período de transição, os agendamentos de novos horários para a emissão de identidades, em Morro da Fumaça, serão retomados no dia 6 de novembro. “Tendo em vista o bloqueio da agenda e o ponto facultativo do Dia de Finados, só temos vagas a partir da segunda semana de novembro”, esclarece o oficial administrativo, Rangel de Faveri Serafin, responsável pelo posto de identificação do município.
Serafin alerta ainda para que a população busque o serviço com antecedência a fim de garantir que o documento fique pronto em tempo hábil. “O RG leva aproximadamente 15 dias para ficar pronto, logo começa o período de matrícula e rematrícula, com isso a demanda tende a aumentar. Em média, conseguimos realizar 10 atendimentos por dia, haja vista que atualmente o setor opera em turno único. Além disso, é válido destacar que muitas pessoas têm faltado aos agendamentos. Quem não puder vir, pedimos que avise, para que outra pessoa possa aproveitar aquele horário”, pontua o oficial administrativo.
Atualmente a Carteira de Identidade tem validade de 10 anos para adultos e de 5 anos para crianças e adolescentes. O serviço de emissão de identidade de Morro da Fumaça está alocado junto à sala da Junta Militar do município, situada no prédio Edifício San Valentin. Os atendimentos são realizados de segunda a sexta-feira, mediante agendamento realizado através do WhatsApp (48) 3434-5320.
RELAÇÃO DE DOCUMENTOS OBRIGATÓRIOS PARA A EMISSÃO DE IDENTIDADE (1ª OU 2º VIA)
– Certidão de Nascimento ou Casamento — Original (Em perfeito estado de conservação. Não pode estar rasgada, rasurada, plastificada ou com a escrita comprometida. E tirada no máximo do ano de 2013 pra frente);
– Comprovante de Residência;
– Foto 3×4 (somente para crianças com até 3 anos de idade. A partir dos 4 anos a foto é realizada na hora);
– CPF (ao menos o número);
– Caso queira inserir algum documento, trazer os mesmos em mãos e originais;
– Menor de 16 anos devem estar acompanhado de um responsável legal munido de documento com foto dentro da validade;
– A emissão da 1ª via do documento é gratuita. Para a emissão de 2ª via é cobrado a taxa de R$ 44,79. (Aqueles que forem emitir pela 1ª vez a identidade de acordo com o novo padrão estabelecido no país estão isentos de taxa).