Gabriela Recco
Não bastou 24 horas para que os golpistas começassem a agir depois que o INSS anunciou nesta segunda-feira (25) que vai começar a entrar em contato com segurados que estejam aguardando perícia médica para concessão de benefício por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença) há mais de 45 dias. O objetivo é antecipar o benefício por meio do Atestmed.
O advogado Carlos Lorenzi Santos, de Morro da Fumaça, alerta sobre estas ligações de golpistas e enfatiza que primeiro é preciso ter cuidado para não repassar dados pessoais, como informar CPF, nome completo, nome da mãe, endereço, telefone ou e-mail.
“É sempre arriscado passar estes dados. Quando receber o contato do INSS, a pessoa que está ligando tem que informar os dados e você só confirmar se estão corretos. Os principais golpes que vejo cotidianamente são ligações ou mensagens no WhatsApp, de pessoas se dizendo advogados e afirmando que o cidadão tem direito a receber valores”, explica o especialista em direito e processo do trabalho e em direito previdenciário.
Em nota, o instituto informou que o número (11) 2135-0135 vai aparecer na tela de chamada do telefone do segurado quando a entidade ligar para remarcar o atendimento ou para confirmar ou antecipar o agendamento de perícia médica e/ou avaliação social. O número não recebe chamada telefônica e não tem WhatsApp.
“Tomar cuidado também de pessoas se dizendo do banco e que a pessoa teria direito a uma restituição referente a empréstimo. Se desconfiar que não é alguém do INSS, desligar imediatamente e procurar um advogado ou uma agência do INSS para dar andamento na solicitação”, acrescenta.