Assessoria de Imprensa PMMF
Dupla foi premiada com duas Smart TV 32’.
Foi anunciado, na manhã desta quarta-feira (20), o resultado do 3º Concurso Cultural de Educação para o Trânsito, realizado pelo Governo de Morro da Fumaça, através do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran). A dupla vencedora foram os alunos Christian Martins Ventura e Edilon Goulart Nunes do 8º ano da Escola de Ensino Básico Municipal (EEBM) Vicente Guollo.
O anúncio do resultado e a entrega do prêmio, uma Smart TV 32’ para cada integrante da dupla, foi feita pelo vice-prefeito, Eduardo Sartor Guollo, e pelo coordenador do Demutran, William Bruning. “Iniciativas como essa do Demutran são importantes para incentivar a educação e a participação, desde cedo, dos cidadãos na sociedade”, comenta o vice-prefeito.
Para Bruning, o concurso já faz parte do calendário de ações do departamento e traz resultados positivos. “Estamos na nossa terceira edição do concurso e sempre colhemos bons resultados. Neste ano tivemos uma forte participação da comunidade escolar, com o desenvolvimento de ótimos vídeos e, pela experiência dos outros anos, o empenho dos alunos se reflete na sociedade, pois eles levam para os pais o conteúdo aprendido”, explica.
Incentivo à criatividade e à educação
A cada ano o concurso traz uma proposta diferente para estimular a criatividade dos alunos. Já foram premiadas frases, paródias e, dessa vez, vídeo sobre educação no trânsito. E por ser uma ação da Semana Nacional de Trânsito, os temas escolhidos para orientar a criação dos conteúdos vão de acordo com a campanha. Neste ano o tema é: “No Trânsito, Escolha a Vida”.
De acordo com a dupla vencedora, a ideia do vídeo surgiu três dias após a atividade ser passada pela professora de português, Jucelma da Silva Goulart. Na hora de produzir, eles também contaram com a ajuda da mãe de Christian, que participou das cenas para exemplificar as orientações de trânsito.
Questionados sobre o que aprenderam quando foram desenvolver a atividade, Edilon revela que entendeu a necessidade de “respeitar as leis de trânsito, porque ele é bastante perigoso e convivemos todos os dias com ele”. Christian também acrescentou que muito do que foi estudado era novidade para eles.
Para a diretora da EEBM Vicente Guollo, Andresa Rufino, o concurso é uma maneira de diminuir as imprudências no trânsito. “São informações que eles levam para casa e os pais ficam mais atentos. Assim a gente tem a possibilidade de reduzir os sinistros, que podem ser evitados com informação. Essa ação nas escolas é muito importante, porque os alunos chegam em casa e cobram dos pais, falo isso pela experiência com o meu filho”, comenta.
Já em relação ao incentivo à educação, a auxiliar de direção, Queila Simões, elogia a iniciativa do Demutran e explica porque é positivo. “Tudo que é novo, que traz uma proposta diferente, é algo que os alunos gostam bastante. A proposta do Demutran de fazer um vídeo se relaciona com a realidade e a vivência deles, então se torna algo mais prazeroso de ser feito. Eles são mais incentivados e aprendem mais quando fazem esse tipo de trabalho”, finaliza.