Gabriela Recco
A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 2023, tem como tema neste ano, “Conectar e somar para construir inclusão”. Na terceira matéria do Especial, a APAE de Morro da Fumaça ressalta a importância da inclusão do educando com deficiência no mercado de trabalho.
A APAE de Morro da Fumaça conta com o Programa de Educação Profissional (Proep), que tem como objetivo oferecer à pessoa com deficiência intelectual leve ou moderada, associada ou não a outras deficiências, e/ou Transtorno do Espectro Autista – TEA, a Educação Profissional, como também realizar o encaminhamento e o acompanhamento dessas pessoas no mercado de trabalho.
“Os jovens aptos para a matrícula nesse programa devem apresentar perspectiva de ingresso no processo de qualificação profissional e inclusão no mercado de trabalho, após avaliação de equipe multiprofissional da instituição”, explica a Coordenadora Pedagógica da APAE, Miriani Dagostin.
Outro critério para frequência no Programa é ter idade a partir dos 14 anos, sendo que até os 17 anos 11 meses e 29 dias, devem estar matriculados na rede regular de ensino.
“Os responsáveis legais precisam assinar o Termo de Compromisso no ato do cadastramento, incluindo o termo de autorização para participar da Atividade de Locomoção, ciência dos objetivos e prazo deste programa, saídas de estudo, divulgação da imagem e depoimento”, pontua.
A coordenadora ainda destaca que no Proep são desenvolvidas estratégias e utilizados recursos para o desenvolvimento das habilidades práticas. “As quais oportunizam a vivência de situações reais, compatíveis com as funções profissionais de acordo com as ofertas no mercado de trabalho local”, destaca Miriani.
“Nosso principal objetivo é levar o jovem a reconhecer a importância da construção de um perfil profissional, respeitando suas dificuldades e ampliando suas potencialidades”, enfatiza a professora do Programa, Saionara de Farias.
Acompanhe as reportagens do Especial nos links abaixo: