Saúde

A gripe e o inverno

A gripe e o inverno

Doença aumenta significativamente no inverno, mas por que isso acontece?

Sempre que ouvimos falar no aumento de doenças respiratórias no inverno associamos a maior aglomeração de pessoas em lugares fechados, facilitando a transmissão de doenças, como gripes e resfriados.

Em ambientes onde a temperatura ambiente é agradável, as partículas virais entram, as células em nossas passagens nasais são rapidamente ativadas e começam a repeli-las. Afinal, o nariz é um dos primeiros pontos de contato entre o mundo exterior e o interior do corpo.

De acordo com um estudo publicado no The Journal of Allergy and Clinical Immunology, a redução da temperatura central do corpo em até 5°C mata quase metade dos bilhões de células que combatem vírus e bactérias nas narinas. Ou seja, quando a temperatura ambiente apresenta uma queda significativa, como nos dias mais frios de inverno, temos uma maior predisposição a infecções devido a diminuição da resposta imune nas células nasais.

As células nasais funcionam como uma primeira linha de combate contra antígenos, elas detectam bactérias, desencadeiam a liberação de bilhões de minúsculas vesículas extracelulares (EVs), que são como sacos cheios de líquido. Essas bolsas movem rapidamente o muco e cercam e atacam vírus e bactérias antes que possam infectar as células e causar uma infecção grave no corpo.

Estar bem agasalhado e ter uma alimentação saudável são essenciais para evitar gripes e resfriados.

Com a correria do dia a dia, muitas pessoas não conseguem manter uma alimentação balanceada e ingerir a quantidade de vitaminas necessárias, sendo assim, a Farmácia do trabalhador FCT criou a IMUNEVIGOR que contém as vitaminas necessárias para o bom funcionamento do sistema imunológico, tais como:

Própolis: Combate infecções de vias aéreas superiores, como amigdalite; fortalece o sistema imune, dentre outras funções como diminuir incidência de cáries e acne;

Zinco: Atua no sistema imune; Combate doenças inflamatórias; mantém a homeostase do organismo (equilíbrio);

Vitaminas C, D e E: Aumentam a produção de anticorpos diante de uma infecção; auxiliam na resposta imunomoduladora; melhoram a função dos leucócitos e linfócitos contra infecções em geral;

Selênio: Essencial para o sistema imunológico e um poderoso antioxidante.

Para saber mais sobre o assunto, procure um farmacêutico (a) na Rede de Farmácias do Trabalhador FCT e esclareça suas dúvidas. Os consumidores também podem adquirir os produtos da Farmácia do Trabalhador sem sair de casa, por meio do Tele-WhatsApp (48) 3801-0198.

Conteúdo produzido por Antônio Carlos Rosso Martins (Bira Martins) CRF 4598, responsável pelo desenvolvimento do atendimento e da atenção farmacêutica na Rede de Farmácias do Trabalhador FCT.

Topo