Beatriz Coan / PMMF
Resultados positivos foram expostos em evento que é reconhecido como o maior encontro para o debate de saúde pública da América do Sul.
Neste mês de julho o Governo de Morro da Fumaça, através da Secretaria da Saúde e Desenvolvimento Social, em parceria com o Conselho Tutelar e a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Turismo, foi destaque no XXXVII Congresso do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), que aconteceu em Goiânia, Goiás. No evento, o município expôs as ações e os bons resultados obtidos na ampliação da cobertura vacinal.
A secretária, Marijane Felippe, comentou sobre a participação no congresso que teve como tema central “O SUS que Falta no Brasil”. “Compartilhar boas e efetivas iniciativas em eventos como esse é muito importante para ajudar a melhorar a saúde do país. Nossa cidade foi destaque pela ação de vistoria de Cadernetas de Vacinação no âmbito escolar, que nos trouxe resultados positivos como o aumento da cobertura vacinal de 74%, em 2021, para 97%, em 2022, ultrapassando os 95% recomendados pelo Ministério da Saúde”, revela.
Além de compartilhar boas práticas, a participação traz destaque ao município. “Ficamos muito felizes em vermos que a gestão da cidade, principalmente na área da saúde, e seus bons resultados estão sendo reconhecidos. Estar entre as apresentações de um evento dessa proporção, que é reconhecido como o maior encontro para o debate de saúde pública da América do Sul, deixa Morro da Fumaça em destaque na área”, comenta o prefeito, Agenor Coral.
Para o vice-prefeito, Eduardo Sartor Guollo, existe uma razão para os resultados obtidos. “A efetividade da campanha para o aumento da cobertura vacinal se deve, principalmente, às equipes de servidores que abraçaram a ideia e colocaram ela em prática. Essa iniciativa mostra que estratégias simples, união de forças e parcerias firmadas podem trazer grandes resultados”, conta.
Durante o evento, o município foi representado pela enfermeira da vigilância epidemiológica, Kellen Vieira da Silva. “É incentivador e gratificante saber que a ação realizada produziu resultados efetivos e que beneficiam diretamente a população. Manter uma boa cobertura vacinal é de extrema importância para evitarmos casos de doenças que são preveníveis por vacinas”, explica.
Além da oportunidade de compartilhar os resultados de Morro da Fumaça, o congresso também proporcionou um espaço de troca de conhecimentos e experiências entre profissionais, gestores e especialistas da área da saúde pública, permitindo a disseminação de boas práticas e o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o Brasil.