Beatriz Coan / PMMF – Fotos: Daniela Savi/Isabela Thomé/Agecom/Unesc
Seis dos 20 grupos finalistas do Inova Junior Unesc são da cidade.
Nesta terça-feira (11), os alunos dos oitavos e nonos anos de Morro da Fumaça fecharam um ciclo sobre inovação e empreendedorismo, que iniciou em maio deste ano. Ao longo dos últimos dois meses, eles participaram do programa Inova Junior Unesc – Ensino Fundamental e seis grupos de estudantes da cidade estiveram entre os 20 projetos finalistas da Região Carbonífera e Extremo Sul Catarinense.
Para a secretária do Sistema de Educação, Cultura, Esporte e Turismo, Greicy Zaccaron, esse destaque é reflexo de ações do Governo Municipal juntamente com as unidades escolares. “Conquistarmos espaço para seis projetos finalistas, sendo cinco da Rede Municipal de Ensino, em um programa que envolveu alunos de 11 municípios. É uma ótima resposta de que estamos no caminho certo. Esse resultado positivo é consequência dos projetos elaborados, como o Projeto Empreendedorismo, que desenvolvemos no primeiro semestre deste ano”, comenta.
Inova Junior
O programa lançado pela Agência de Desenvolvimento, Inovação e Transferência de Tecnologia (Aditt) da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) tinha como objetivo estimular os estudantes do Ensino Fundamental para que se tornem agentes de transformação nos ambientes em que vivem. Ele foi dividido em três etapas e a iniciativa contou com a parceria do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC).
Ao longo dos últimos três meses, os alunos tiveram palestra, uma jornada online de inovação, puderam conhecer a estrutura da universidade, se reuniram em grupos e elaboraram projetos para a competição de inovação e empreendedorismo. O foco dos projetos era o desenvolvimento de ideias para solucionar problemas sociais.
Finalistas
Dos seis projetos de Morro da Fumaça que foram finalistas, cinco são de estudantes da Rede Municipal de Ensino e um de instituição particular. Foram selecionados projetos da Escola de Educação Básica Municipal (EEBM) Maurina de Souza Patrício, EEBM Olívio Recco, EEBM Pietro Maccari, EEBM Vicente Guollo e Colégio Interação.
Os alunos Débora Sartor, Ismael Oliveira e Maria Luiza da Silva, da EEBM Maurina de Souza Patrício, junto da professora Jucelma Silvano, formaram o grupo “Alphas”, que esteve entre os finalistas. Eles focaram no desenvolvimento de espaços de lazer no município, trazendo como solução a criação de um parque temático.
Na EEBM Olívio Recco, as estudantes Eloá Fernandes Frasson, Eloá Sartor Recco, Julia Rocha Recco e Laura Bortolon Pereira, com o apoio da professora Juliana Pereira, criaram o grupo “As Lendárias”. Trouxeram para o debate maneiras de melhorar a comunicação entre pais e filhos, além de oferecer oportunidades de lazer e esporte e, com isso, elaboraram um projeto de programa cultural mensal.
As alunas Alicia, Isadora, Laís e Maria Clara, da EEBM Pietro Maccari, junto da professora Elizângela, formaram a equipe “Power Girls”. Elas discutiram sobre como tornar as cidades mais atrativas para crianças e adolescentes, e a solução levantada é o investimento na segurança pública, através do uso de drones.
Na EEBM Vicente Guollo dois grupos conquistaram espaço entre os finalistas. O “Big Teens”, formado pelos alunos Christian Martins, Laura Braz Marcos e Maria Luiza da Silva Firmino e com apoio da professora Nelma Sartor, focou no desenvolvimento de ações para reduzir o consumo de drogas entre os jovens. O caminho indicado pelos estudantes é a criação de espaços públicos de lazer onde sejam desenvolvidas atividades esportivas.
O segundo grupo finalista da EEBM Vicente Guollo é o “New Invetion”, composto pelos alunos Gabriel, Jéssica, Murillo e Sarah Kely, com a orientação da professora Jucelma Goulart. Eles abordaram o distanciamento das famílias, após a pandemia da Covid-19, e como solução trouxeram a criação de eventos totalmente voltados para a família, com palestras e atividades recreativas.
Por fim, os alunos Davi, Julia, Luidy e Mateus do Colégio Interação, com o apoio da professora Sarah, formaram o grupo “Los Cinco”. Eles buscaram soluções para diminuir a poluição nas cidades e desenvolveram a iniciativa “Lótus” de consultoria de educação ambiental.
Apesar dos projetos não entrarem no pódio, a secretária ressalta os resultados da participação. “Com o apoio dos professores nós conseguimos despertar o pensamento dos alunos para temas importantes, além de estimular a mente deles para inovar e empreender. Só tenho a agradecer o empenho e a dedicação de cada estudante, professor e gestor nessa jornada, eles representaram muito bem o nosso município”, destaca Greicy.