BEATRIZ COAN / FOTO: ÉMERSON JUSTO – PMMF
Foram analisados critérios de segurança e qualidade dos veículos terceirizados.
Nesta terça-feira (13), o Governo de Morro da Fumaça, por meio da Secretaria do Sistema de Educação, Cultura, Esporte e Turismo e com o apoio do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), realizou a vistoria dos veículos utilizados no transporte escolar dos estudantes do município. Entre ônibus e micro-ônibus, ao todo 11 veículos foram analisados.
Atualmente, o transporte escolar público é parcialmente realizado com veículos terceirizados. Para garantir a qualidade do serviço contratado, além da segurança dos passageiros, a prefeitura realiza a vistoria a cada 90 dias. “Foram estabelecidos onze critérios de avaliação, divididos entre condutor e transporte. Em relação à qualidade, vistoriamos questões como as condições do veículo, funcionamento do ar-condicionado, estofamento dos bancos, data de fabricação do veículo, entre outros”, conta o coordenador de Transporte Escolar de Morro da Fumaça, Geovane Hermenegildo.
Os veículos do transporte escolar são utilizados tanto para a Rede Municipal de Ensino quanto para os universitários que precisam se deslocar para outra cidade. Visando a segurança dos passageiros durante os trajetos, o Demutran também participa da vistoria.
“É preciso estarmos atentos às condições dos veículos para garantir a segurança dos estudantes. Durante a avaliação, nós verificamos as condições e se estão disponíveis os cintos de segurança para todos os assentos, o laudo do Inmetro, o tacógrafo, a sinalização externa, além dos requisitos dos motoristas, como Carteira de Habilitação compatível e curso voltado à condução de transporte escolar”, pontua o coordenador do Demutran, William Bruning.