Beatriz Coan / Foto: Émerson Justo
Campanha acontece até o final do ano letivo e irá sortear prêmios.
O Governo de Morro da Fumaça, através da Fundação Municipal do Meio Ambiente de Morro da Fumaça (Fumaf), apresentou nesta quarta-feira (7) o programa “Escola Sustentável 2023”. Com o apoio da Secretaria do Sistema de Educação, Cultura, Esporte e Turismo, a campanha tem como objetivo incentivar, por meio da comunidade escolar, o cuidado com o meio ambiente, desenvolvendo ações e premiando os destaques.
O programa é voltado aos alunos do Ensino Fundamental II das escolas da rede municipal de ensino, e é dividido entre atividades obrigatórias e atividades extras, que correspondem a pontos. Cada ação possui um valor que será somado ao longo do ano e resultará em prêmios, sendo um para a escola que mais pontuar e outro para ser sorteado entre os alunos do 6º ao 8º ano das escolas participantes.
O “Escola Sustentável 2023” foi planejado pela Fumaf e seu início faz parte da programação da Semana do Meio Ambiente. “Viemos estudando uma forma de aumentar a participação da comunidade nos cuidados com o meio ambiente e o programa foi uma maneira que encontramos para isso. Através das atividades elencadas nessa grande gincana, vamos estimular os alunos e, por consequência, os pais a prestar mais atenção na geração de resíduos, por exemplo”, revela a diretora superintendente da Fumaf, a engenheira ambiental Silvia Sartor Roseng.
Dentre as diversas atividades obrigatórias a serem desenvolvidas ao longo do programa, estão ações como implantação e/ou manutenção da coleta seletiva na escola, implantação, manutenção e/ou divulgação da compostagem, entre outros. Já as atividades extras trazem sugestões como envolver a comunidade escolar nos cuidados da compostagem, plantar árvores, promover palestras sobre o tema, campanhas de adoção de animais, entre muitas outras.
Para a secretária do Sistema de Educação, Greicy Zaccaron, o programa vai além da ajuda ao meio ambiente. “O Escola Sustentável é um estímulo não só para que cuidem do meio ambiente, mas também para fortalecer o convívio da comunidade escolar. As diversas ações sugeridas incentivam o trabalho conjunto de pais e filhos”, comenta.
As ações serão pontuadas até o dia 27 de outubro, data em que as escolas devem entregar o relatório das atividades. O documento será avaliado e pontuado por uma comissão formada por representantes do Conselho de Educação, do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente, da Fumaf e da sociedade civil.
Para finalizar o programa, será realizada uma grande interação entre os alunos das quatro escolas participantes. No dia, eles vão poder interagir e realizar algumas últimas provas, como desfiles de peças e de brinquedos feitos com materiais recicláveis, visando ganhar mais pontos. Ao final, serão somados todos os pontos conquistados ao longo do Escola Sustentável e entregues os prêmios.