Beatriz Coan / Foto: Émerson Justo / PMMF
Cinco projetos voltados aos moradores e à gestão pública foram selecionados.
O Governo de Morro da Fumaça renovou a parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) para o desenvolvimento, intensificação e continuidade de diversas ações no município. Ao todo, foram selecionados cinco projetos que visam o desenvolvimento da cidade como um todo, envolvendo moradores e a gestão pública.
Para atingir o objetivo e ter uma cidade mais desenvolvida e atrativa, é preciso envolver diversos setores do governo. “Quando pensamos em uma cidade inovadora e empreendedora, precisamos pensar em conjunto, por isso, ampliamos a parceria. Para esse ano selecionamos projetos do Eixo Governança, do Eixo Educação e do Eixo Cidade de Negócios, que focam em diferentes frentes”, revela o prefeito, Agenor Coral.
A renovação vem após um ano de bons resultados conquistados pela parceria. “Com o apoio do Sebrae conseguimos melhorar diversos pontos para os empreendedores da cidade, como por exemplo o tempo médio para a abertura de uma empresa que passou de 11 dias e 19 horas, em 2019, para menos de 10 horas, em 2023”, conta o vice-prefeito, Eduardo Sartor Guollo.
Além disso, o município implementou a Sala do Empreendedor. “Com a abertura do local, auxiliamos na abertura de mais de 440 Microempreendedores Individuais (MEIs), realizamos mais de 350 atendimentos e conquistamos o Selo de Referência em Atendimento”, comenta o coordenador de Desenvolvimento Econômico e responsável pelo local, Henrique Raldi.
O investimento para o desenvolvimento dos projetos na cidade é dividido entre o Governo Municipal e o Sebrae. “Um dos objetivos da parceria do Sebrae com os municípios, além de desenvolver o empreendedorismo local, é evitar a desigualdade das cidades catarinenses, tornando todas atraentes para o mercado investidor”, revela João Alexandre, analista de projetos do Sebrae.
Projetos selecionados
Dentre os projetos selecionados na renovação, dois estão dentro do Eixo Cidade de Negócios. Um deles é o “Aceleradora de MEI”, que já era realizado em Morro da Fumaça. Através de um comitê gestor, empresas serão selecionadas e beneficiadas com o programa que oferece aulas e oficinas para o desenvolvimento dos negócios.
Outro projeto selecionado pelo município dentro do Eixo Cidade de Negócios é o “Levantamento de Oportunidades”, que analisa a cidade para atrair novos investidores. O estudo analisa o potencial para desenvolvimento de novos negócios na cidade, se existe a estrutura necessária e quais as carências do município que podem ser preenchidas pelos investidores.
Nos projetos do Eixo Governanças, Morro da Fumaça também selecionou duas opções. O “Gestão Estratégica” é um deles e tem como objetivo desenvolver indicadores de cumprimento estratégico para o município. São diversos treinamentos e desenvolvimento de estratégias para a gestão pública.
O outro projeto do Eixo Governanças é o “Jornada da Governança Inteligente” que realiza o mapeamento de potencialidades, ações estratégicas e grupos de liderança na cidade. Além de organizar as iniciativas dentro de uma governança clara e prática.
Por fim, o quinto projeto selecionado é o “Jovens Empreendedores Primeiros Passos – JEPP”, que faz parte do Eixo Educação. Este projeto visa o futuro da cidade, estimulando o empreendedorismo desde a infância com diversas ações envolvendo as escolas municipais.